Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1162Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Siqueira, Breno Augusto Galvão | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T12:32:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T12:32:22Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1162 | - |
| dc.description.abstract | This work analyzes the individuation process of the protagonist James Sunderland in the game Silent Hill 2, from the analytical psychology of Carl Jung. As objectives, it seeks to understand James's psychological development and explore how the game represents the integration between the conscious and unconscious through the concepts of shadow and anima. To achieve these objectives, bibliographic research and content analysis proposed by Bardin, grounded in Jungian theory, were used. The method involved a detailed analysis of narrative and symbolic elements of the game, comparing them to the processes of individuation. The results show that the city of Silent Hill represents James's unconscious, projecting his fears, guilt, and desires. Figures such as Pyramid Head and Maria symbolize, respectively, the shadow and the anima, which James needs to confront to achieve psychic wholeness. The study concludes that Silent Hill 2 serves as an interactive representation of the individuation process, where the protagonist confronts trauma and progresses towards self-understanding. These findings reinforce the relevance of video games as a means to explore complex psychological themes. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Centro Universitário do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Individuação | pt_BR |
| dc.subject | psicologia analítica | pt_BR |
| dc.subject | Sombra | pt_BR |
| dc.subject | Anima | pt_BR |
| dc.subject | Silent Hill 2 | pt_BR |
| dc.title | O processo de individuação de James Sunderland | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Karina Carvalho Veras de | - |
| dc.contributor.referee1 | Jordão, Marcos | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Everton da Rocha | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa o processo de individuação do protagonista James Sunderland no jogo Silent Hill 2, a partir da psicologia analítica de Carl Jung. Como objetivos, busca-se compreender o desenvolvimento psicológico de James e explorar como o jogo representa a integração entre consciente e inconsciente por meio dos conceitos de sombra e anima. Para alcançar esses objetivos, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo proposta por Bardin, fundamentada na teoria junguiana. O método envolveu a análise detalhada de elementos narrativos e simbólicos do jogo, comparando-os aos processos de individuação. Os resultados evidenciam que a cidade de Silent Hill representa o inconsciente de James, projetando seus medos, culpas e desejos. Figuras como Pyramid Head e Maria simbolizam, respectivamente, a sombra e a anima, que James precisa confrontar para alcançar a totalidade psíquica. O estudo conclui que Silent Hill 2 serve como uma representação interativa do processo de individuação, onde o protagonista enfrenta traumas e avança em direção à auto compreensão. Esses achados reforçam a relevância dos videogames como meios para explorar temas psicológicos complexos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UNI-RN | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DE JAMES SUNDERLAND.pdf | TCC - Paper | 138,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.