Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Jéssica Maria Fonseca-
dc.date.accessioned2025-12-09T12:19:26Z-
dc.date.available2025-12-09T12:19:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1280-
dc.description.abstractTime is increasingly fast and that speed, the processes in organizations often run informally, which creates further problems. It is important to have defined processes, systemized, which help the manager in any field to make decisions, optimizing the activities of the sectors that are interconnected. In this sense this work, theoretical and practical nature, proposes the analysis of the main methods of processes carried out by the Marketing sector, whose objective is the systematization of processes, showing a possible overload functions by employees of the Marketing sector. The systematization of the essential processes of an IES enables see the process more clearly, identifying possible gaps. the following administrative methods have been developed for this systematization, funcionograma, flowchart, QDT and 5W2H. This work is characterized with a case study, with exploratory and descriptive. direct observation technique was used to collect the necessary information and this information was analyzed qualitatively by analyzing the content developed. With the systematization of processes, showed the company what possible changes should be made, also resulted to the researcher the expansion of new knowledge about the issues addressed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectGestão de Processospt_BR
dc.subjectMétodos administrativospt_BR
dc.titleSistematização dos processos essenciais do setor de marketing de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira , Alysson André Régis-
dc.description.resumoO tempo está cada vez mais acelerado e com essa celeridade, os processos nas organizações muitas vezes são executados de maneira informal, o que gera problemáticas posteriores. É importante ter processos definidos, sistematizados, que ajudam o gestor de qualquer área a tomar decisões, otimizando as atividades dos setores que são interligados. Nesse sentido, este trabalho, de cunho teórico e prático, propõe a análise dos principais métodos de processos realizados pelo setor de Marketing, cujo objetivo é a sistematização dos processos, evidenciando uma possível sobrecarga de funções pelos funcionários do setor de Marketing. A sistematização dos processos essenciais de uma IES possibilita enxergar os processos de maneira mais clara, identificando possíveis gaps. Foram desenvolvidos os seguintes métodos administrativos para essa sistematização, funcionograma, fluxograma, QDT e o 5W2H. Esse trabalho é caracterizado com um estudo de caso, com o caráter exploratório e descritivo. Foi usada a técnica de observação direta para coletar as informações necessárias e essas informações foram analisadas de forma qualitativa, analisando o conteúdo desenvolvido. Com a sistematização dos processos, evidenciou para a empresa quais possíveis mudanças devem ser realizadas, resultou também à pesquisadora a ampliação de novos saberes acerca dos assuntos abordados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Consultoria Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-JÉSSICA MARIA-SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS ESSENCIAIS DO SETOR DE MARKETING.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.