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dc.creatorSouza, Rodrigo Teixeira-
dc.date.accessioned2023-07-27T16:53:23Z-
dc.date.available2023-07-27T16:53:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/213-
dc.description.abstractRenewable energies are growing more and more every day, wind towers are already a reality in the world we live in, in fact, it has been around for a while. It started with windmills in Holland and today we are already building metal and reinforced concrete for the production of electricity. The prestressing is already a reality, because with it we can overcome increasingly large gaps and, therefore, with this overcoming, we would be able to quadruple or even quintuple the energy produced just on account of achieving greater and greater heights. The reason for the height increase would be the ability to place larger and larger blades, making the wind turbines rotate their internal coil more quickly. There may already be a greater investment in this area. For the study of the work, I used the methods adopted by the Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) to make two lines, both on-shore, one for the environmental aggressiveness class (CAA) I and the other for CAA III, which is defined from ABNT NBR 6118: 2014. For the tests of the elaborated traces, I used NBR 5738: 2015 and NBR 5739: 2018 for the elaboration of specimens and the compressive strength test, showing their feasibility of use and cost. As a conclusion of this research, we found that the traces showed excellent results: for CAA I it reached 34.97Mpa, while the standard requirement is 25Mpa, and for CAA II it reached 42.64Mpa, while the standard requires 35Mpa, according to ABNT NBR 6118: 2014. They also obtained an excellent performance in the percentage of absorption, which was 0.72% (CAA I) and 0.6 (CAA II), according to ABNT NBR 9778:2005.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResistência à compressãopt_BR
dc.subjectTorres eólicaspt_BR
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.subjectAbsorção de águapt_BR
dc.titleConfecção de concreto para torres eólicas pré-moldadas protendidaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereiras, Fábio Sérgio da Costa-
dc.description.resumoAs energias renováveis vêm cada dia crescendo mais e mais, as torres eólicas já são uma realidade no mundo em que vivemos, na verdade, já existe há tempos. Começou com moinhos de vento na Holanda e hoje já estamos construindo torres de metal e de concreto armado para a produção de energia elétrica. A protensão já é uma realidade, pois com ela podemos superar vãos cada vez maiores e, assim, com essa superação, seríamos capazes de quadruplicar ou até mesmo quintuplicar a energia produzida apenas por conta de conseguirmos alturas cada vez maiores. O motivo do aumento da altura seria a capacidade de colocar pás cada vez maiores, fazendo com que os aerogeradores rotacionem sua bobina interna mais rapidamente. Já pode existir um investimento maior nesta área. No estudo do trabalho, utilizei os métodos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a confecção de dois traços, ambos on-shore, uma para a classe de agressividade ambiental (CAA) I e outro para a CAA III, que é definida a partir da ABNT NBR 6118:2014. Nos ensaios dos traços elaborados, utilizei a NBR 5738:2015 e a NBR 5739:2018 para as elaborações dos corpos de prova e do ensaio de resistência à compressão, mostrando sua viabilidade de uso e de custo. Como conclusão desta pesquisa, comprovamos que os traços apresentaram ótimos resultados: para CAA I chegou a 34,97Mpa, enquanto o exigido por norma é 25Mpa, e para CAA II chegou a 42,64Mpa, enquanto a norma exige 35Mpa, de acordo com a ABNT NBR 6118:2014. Obtiveram também um ótimo desempenho na porcentagem de absorção, que foi 0,72% (CAA I) e 0,6 (CAA II), de acordo com a ABNT NBR 9778:2005.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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