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dc.creatorAraújo, Vitor Iann Moreira-
dc.date.accessioned2023-07-27T16:57:56Z-
dc.date.available2023-07-27T16:57:56Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/215-
dc.description.abstractThe present work had as objective to analyze the possible uses of containment structures applied in highways, where a case study was made in the highway BR-101/RN near the Avenue Maria Lacerda Monte Negra that used a containment structure composed of excavated piles providing a possible possibility of replacement of the current containment of the highway with another type of containment that is more practical, more economically viable and that meets the constructive and structural normative specification. The type of containment chosen for the analysis was that of armed land, which currently has more prominence in this area of highway containment, presenting to be more economically viable, more practical, with less construction time and greater durability of the rest of the market. Taking as the theoretical framework for this work a cost analysis conducted by Gaspar (2016), where the cost of three containment structures (gravity wall, armed land and reinforced soil) was analyzed, in which, it may be concluded, as the fastest, practical, durable and cost-effective armed land technique.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContençãopt_BR
dc.subjectRodoviapt_BR
dc.subjectTerra armadapt_BR
dc.subjectEstaca escavadapt_BR
dc.titleEstruturas de contenção aplicadas em rodoviaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Fabio Sérgio da Costa-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso teve o objetivo em analisar as possíveis utilizações de estruturas de contenção aplicadas em rodovias, onde foi feito um estudo de caso na rodovia BR-101/RN próximo a Avenida Maria Lacerda Monte Negra que utilizou uma estrutura de contenção composta por estacas escavadas apresentando uma possível viabilização da substituição da atual contenção da rodovia por outro tipo de contenção que seja mais prática, mais viável economicamente e que atenda as especificações normativas construtivas e estruturais. O tipo de contenção escolhido para a análise foi a de terra armada, que atualmente vem tendo maior destaque nessa área de contenções de rodovias, apresentando ser mais viável economicamente, mais prática, com menor tempo de construção e maior durabilidade das demais do mercado, tomando como base uma análise de custo realizada por GASPAR(2016), onde se analisou o custo de três estruturas de contenção (muro de gravidade, terra armada, solo reforçado) na qual também se concluiu ser a técnica de terra armada a mais rápida, prática, durável e com menor custo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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