Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Victória Maria Souto-
dc.date.accessioned2023-08-03T14:06:40Z-
dc.date.available2023-08-03T14:06:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/260-
dc.description.abstractObserving the dance context in Natal city, Rio Grande do Norte, it can be notice how stongly the dance practices is linked to school spaces. Furthermore it can be verified the ballet is culturally conected to children or profissionals until this day, the encouragement to dancing as a hobby and body expressiveness for adults. Likewise, is also possible to conclude there is very few incitement to be a profissional dancer and it professionalization. And even less oportutities offered for theses professionals remain in the city, for there are a few number of dance companies. When deepening the subjet one can remark school architecture`s specifics and challenges to be considered while designing. However, the most part of the dance learning institutions in Natal do not fallow the ideal functional space demands needed, since they emerged from old buildings adaptations, not troubleling to suit in the new use of space. Therefore, this essay`s chosen thematic is justify because of substantial school of dance development that complies to the designed spaces for dancing shortage, wich promotes this activit practice for diferente ages, as a hobby as much as a career.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectCompanhia de dançapt_BR
dc.subjectAnteprojeto arquitetônicopt_BR
dc.titleAnteprojeto arquitetônico de uma escola de dança para jovens e adultos em Natal-RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Sandra Albino-
dc.description.resumoAo observar o cenário da dança no município de Natal, Rio Grande do Norte, pode-se notar o quão fortemente a pratica da dança está vinculada aos espaços das escolas. Além do mais, constate-se que até hoje culturalmente o ballet está associado a crianças e profissionais, é recente o encorajamento da pratica da dança como hobby e expressividade corporal para adultos. Do mesmo modo que também foi possível inferir que existe pouco incentivo ao exercício profissional da dança e formação de bailarinos. E ainda menos oportunidades de os profissionais permanecerem na região pois a localidade conta com poucas companhias de dança. Ao aprofundar no assunto nota-se que a arquitetura escolar tem suas especificidades e desafios a serem levados em conta no momento do projetar. No entanto, a maior parte das instituições de ensino de artes corporais em Natal não seguem as demandas funcionais necessárias ideias, posto que surgiram de adaptações de construções pré-existentes e sem a preocupação de se adequar à nova função durante reforma. Assim, a temática eleita deste trabalho se justifica por ser substancial o desenvolvimento de uma escola de dança que atenda a escassez de locais pensados desde sua concepção para este fim e que estimule a pratica dessa atividade em diferentes idades, seja como hobby seja como oficio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-VICTÓRIA MARIA-ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA DE DANÇA....pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
7,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.