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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorto, Lucas Emanuel Paiva-
dc.creatorMoura, Ana Lívia Lins Procópio de-
dc.date.accessioned2024-08-13T15:10:00Z-
dc.date.available2024-01-19-
dc.date.available2024-08-13T15:10:00Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/893-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder which involves delays and impairments in the areas of language and interaction social and, currently, Applied Behavior Analysis (ABA) has proven to be an effective, evidence-based scientific approach to treating individuals with TEA. However, for the generalization of learned behaviors to occur, It is necessary to think about the culture in which the individual is inserted and perceive it as variable determining behavior. Therefore, if it is necessary understand the discussion of the concept of culture in behavior analysis and How this discussion takes place in ABA therapy. Therefore, the research in question aims to understand how the concept of culture is understood, from the perspective of behavior analysis, and understand how the concept is taken into account consideration in the treatments carried out by professionals in the field of Analysis of Behavior Applied to Autism Spectrum Disorder. For this, it was carried out an integrative systematic review of the literature, where it was found that the Behavior analysis does not have an established definition of culture and that there is a need for “cultural competence”. Given this, it is understood that there is a need to have studies on culture and understanding it within behavior analysis, in addition to having courses focused on this question within the training of the behavior analyst.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.titleA importância do conceito de cultura para o tratamento de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) na perspectiva da análise do comportamento aplicada (ABA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karina Carvalho de Veras-
dc.contributor.referee1Macedo, Narjara-
dc.contributor.referee2Paiva, Matheus-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas de linguagem e interação social e, atualmente, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) se mostrou como uma abordagem científica eficaz em evidências para tratamento de indivíduos com TEA. Porém, para que ocorra a generalização de comportamentos aprendidos, se faz necessário pensar na cultura que o indivíduo está inserido e percebê-la como variável determinante do comportamento. Sendo assim, se faz necessário compreender a discussão do conceito de cultura na análise do comportamento e como essa discussão se faz em terapia ABA. Portanto, a pesquisa em questão objetiva compreender como se compreende o conceito de cultura, na perspectiva da análise do comportamento, e perceber como o conceito é levado em consideração em meio aos tratamentos feitos por profissionais da área da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura, onde foi apurado que a análise do comportamento não possui uma definição estabelecida de cultura e que existe uma necessidade de uma "competência cultural". Diante disso, entende-se que existe necessidade de se ter estudos sobre a cultura e a compreensão dela dentro da análise do comportamento, além de ter cursos voltados para essa questão dentro da formação do analista do comportamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICApt_BR
dc.relation.referencesANDERY, M. A. P. A. Comportamento e cultura na perspectiva da análise do comportamento. Perspectivas em análise do comportamento, São Paulo, v. 2, n.2, p. 203-217, 2011. ARANGO, A., LUSTIG, N. Ignorance and Cultural Diversity: the Ethical Obligations of the Behavior Analyst. Behav Analysis Practice 16, 23–39 (2023). https://doi.org/10.1007/s40617-022-00701-z ASSUMPÇÃO JUNIOR, F. B.; KUCZYNSKI, E.. Autismo: conceito e diagnóstico. In: SELLA, Ana Carolina; RIBEIRO, Daniela Mendonça (org.). Análise do comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Curitiba: Appris, 2018. p. 19-34. BEAULIEU, L., ADDINGTON, J. & ALMEIDA, D. Behavior Analysts’ Training and Practices Regarding Cultural Diversity: the Case for Culturally Competent Care. Behavior Analysis in Practice 12, 557–575 (2019). https://doi.org/10.1007/s40617-018-00313-6 DENNISON, A., LUND, E.M., BRODHEADrodhead, M.T. et al. Delivering Home-Supported Applied Behavior Analysis Therapies to Culturally and Linguistically Diverse Families. Behav Analysis Practice 12, 887–898 (2019). https://doi.org/10.1007/s40617-019-00374-1 DEOCHAND, N., COSTELLO, M.S. Building a Social Justice Framework for Cultural and Linguistic Diversity in ABA. Behavior Analysis in Practice 15, 893–908 (2022). ttps://doi.org/10.1007/s40617-021-00659-4 DUEÑAS, A.; BAK, M. Y. S.; PLAVNICK, J. Práticas Baseadas em Evidência e Análise do Comportamento Aplicada. In: SELLA, Ana Carolina; RIBEIRO, Daniela Mendonça (org.). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Curitiba: Appris, 2018. p. 83-102. JIMENEZ-GOMEZ, C., Beaulieu, L. Cultural Responsiveness In Applied Behavior Analysis: Research And Practice. Journal Of Applied Behavior Analysis, 55, 2022. p. 650-673. WANG, Y., KANG, S., RAMIREZ, J. et al. Multilingual Diversity in the Field of Applied Behavior Analysis and Autism: A Brief Review and Discussion of Future Directions. Behav Analysis Practice 12, 795–804 (2019). https://doi.org/10.1007/s40617-019-00382-1 WRIGHT, P.I. Cultural Humility in the Practice of Applied Behavior Analysis. Behav Analysis Practice 12, 805–809 (2019). https://doi.org/10.1007/s40617-019-00343-8pt_BR
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PAPER TCC_Finalizado.pdfA IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE CULTURA PARA O TRATAMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)108,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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