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Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Lívia Conrado de-
dc.date.accessioned2024-12-10T10:37:13Z-
dc.date.available2024-12-10T10:37:13Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/938-
dc.description.abstractThis study explores the pivotal role of early interventions in Autism Spectrum Disorder (ASD), focusing on their impact on social development in affected children. Through a multidisciplinary approach, it analyzes the importance of early diagnosis and tailored therapeutic strategies addressing individual needs. Investigating benefits in communication, social interaction and challenging behavior management, this research aims to understand the tangible impact on overall child development. Additionally, a qualitative literature review addresses pressing issues, such as access to specialized services and autism-related stigma. The conclusion highlights the ongoing relevance of research and collaboration among healthcare professionals, educators and families to create an inclusive environment, promoting equal opportunities for development and full societal participation for children with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectIntervenções precocespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.titleAs intervenções precoces no autismo como facilitador do desenvolvimento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karina Carvalho Veras de-
dc.contributor.referee1Macedo, Narjara-
dc.description.resumoO presente trabalho explora o papel fundamental das intervenções precoces no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), focando especialmente em sua influência como facilitadoras do desenvolvimento social nas crianças afetadas. Com uma abordagem multidisciplinar, o estudo analisa a importância do diagnóstico precoce e da implementação imediata de estratégias terapêuticas adaptadas às necessidades individuais de cada criança autista. Ao investigar os benefícios dessas intervenções no aprimoramento da comunicação, interação social e na gestão de comportamentos desafiadores, busca-se compreender o impacto tangível no desenvolvimento global das crianças. Além disso, por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, o trabalho aborda questões desafiadoras, como o acesso a serviços especializados e o estigma associado ao autismo. A conclusão destaca a relevância contínua da pesquisa e da colaboração entre profissionais de saúde, educadores e familiares para criar um ambiente mais inclusivo e enriquecedor para as crianças no espectro autista, promovendo oportunidades igualitárias para seu desenvolvimento e participação plena na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.relation.referencesBOSA, Cleonice Alves. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, [S.L.], v. 28, n. 01, p. 47-53, maio 2006. EDITORA SCIENTIFIC. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462006000500007. Acesso em: 04 dez. 2023. COSSIO, Anelise do Pinho; PEREIRA, Ana Paula da Silva; RODRIGUEZ, Rita de Cássia. Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial, [S.L.], v. 31, n. 60, p. 9-20, 11 mar. 2018. Universidad Federal de Santa Maria. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28331. Acesso em: 04 dez. 2023. LAMPREIA, Carolina. A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo. Estudos de Psicologia (Campinas), [S.L.], v. 24, n. 1, p. 105-114, mar. 2007. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0103- 166x2007000100012. Acesso em: 04 dez. 2023. LUCIANO, Jéssica Carla; SANTOS, Luma Valverde Rafael Incalado dos; GONÇALVES, Palloma Danielly Cirino. O Modelo Denver de Intervenção Precoce no Autismo: uma revisão integrativa de literatura. 2021. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Una, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstreams/5a66ef92-d8ab-4fc5-97ef17fe15555867/download. Acesso em: 04 dez. 2023.SANTOS, João Victor Nascimento dos; COSTA, Vagner José da; FARIA, Paula Maria Ferreira. PERCEPÇÃO DE PSICÓLOGOS ACERCA DO MODELO DENVER DE INTERVENÇÃO PRECOCE PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Gestão & Saúde, Curitiba, v. 25, n. 02, p. 377-388, 2023. Disponível em: https://revista.herrero.com.br/index.php/gestaoesaude/article/view/107/43. Acesso em: 04 dez. 2023. SILLOS, Isabela Ranieri et al. A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO PRECOCE DO AUTISMO PARA UM TRATAMENTO MAIS EFICAZ: uma revisão da literatura. Revista Atenas Higeia, S.I., v. 02, n. 01, p. 01-08, 2020. Disponível em: http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/19/33. Acesso em: 04 dez.pt_BR
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