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dc.creatorJatobá, Gabriela Souto Maior-
dc.creatorCabral, Maria Vitória Alves-
dc.date.accessioned2024-12-10T16:07:05Z-
dc.date.available2024-12-10T16:07:05Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.citationJATOBÁ, Gabriela Souto Maior; CABRAL, Maria Vitória Alves. “Esquece por momentos de que são teus filhos, e depois chora, pois lhes queres tanto bem”: reflexões sobre a dualidade materna amor-ódio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário do Rio Grande do Norte, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/941-
dc.description.abstractThis course conclusion work addresses the Greek tragedy Medea, by Euripides (431 BC), as a starting point to explore the complexity of the construction of motherhood, focusing on the love-hate duality. Based on Winnicottian theory, the work analyzes how motherhood oscillates between deep love and resentment at the loss of autonomy. The research, qualitative and bibliographic, used 16 materials, including the works of Donald Winnicott. Three main axes were analyzed: “As of yore”, which relates the Greek tragedy with issues of the maternal psyche; “The common dedicated mother?”, which discusses the adaptation and construction of the maternal, and “Medeias today”, expanding the look at female identity from a social perspective. Preliminary studies suggest that the work Medea, as a representation of art linked to its time, reflects the extreme judgment of motherhood, characterizing women as heroes or villains, with no space for these dimensions to coexist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectAmor-ódiopt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectMedeiapt_BR
dc.title"Esquece por momentos de que são teus filhos, e depois chora, pois lhes queres tanto bem”: reflexões sobre a dualidade materna amor-ódiopt_BR
dc.title.alternative"Forget for a moment that they are your children, and then mourn them later, because you love them so much": reflections on the maternal love-hate dualitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Karina Carvalho Veras de-
dc.contributor.advisor-co1Macedo, Narjara Medeiros de-
dc.contributor.referee1Cela, Mariana-
dc.contributor.referee2Vale, Débora Cristina Guerra de Araújo-
dc.identifier.doiGOOGLE ACADEMIC, SCIELO, PEPSICpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, aborda a tragédia grega Medeia, de Eurípedes (431 a.C.), como ponto de partida para explorar a complexidade da edificação da maternidade, com foco na dualidade amor-ódio, Baseando-se na teoria Winnicottiana, o trabalho analisa como a maternidade oscila entre o amor profundo e ressentimento pela perda de autonomia. A pesquisa, qualitativa e bibliográfica, utilizou 16 materiais, incluindo as obras de Donald Winnicott. Foram analisados três eixos principais: “As de outrora”, que relaciona a tragédia grega com questões da psique materna; “A mãe dedicada comum?”, que discute a adaptação e construção do materno, e as “Medeias no hoje”, ampliando o olhar para a identidade feminina sob uma perspectiva social. Os estudos preliminares sugerem que a obra Medeia, como uma representação da arte ligada ao seu tempo, reflete o julgamento extremo da maternidade, caracterizando mulheres como heroínas ou vilãs, sem espaço para coexistência dessas dimensões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
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