Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1087
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Simuladores de baixo custo para o ensino de sutura simples em enfermagem : revisão integrativa |
Autor(es): | Soares, Maria Eduarda da Cunha Silva, Renata Milene Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Duarte, Fernando Hiago da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Felipe |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Juliana |
Resumo: | Introdução: a sutura simples é uma técnica destinada a unir os tecidos do corpo por meio de um ponto ou conjunto de pontos com objetivo principal de promover a cicatrização. Objetivo: analisar a eficácia dos simuladores na capacitação de estudantes de enfermagem para a sutura simples. Metodologia: revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados SciELO, MEDLINE/PubMed® e LILACS, utilizando descritores controlados e palavras-chave pertinentes. Os critérios de inclusão delimitaram estudos publicados nos últimos dez anos, em português e inglês, que abordassem a temática. Resultados: A análise dos dados foi qualitativa, com categorização das abordagens, materiais e resultados. Os achados dos estudos analisados indicaram que simuladores de baixo custo são eficazes no aprimoramento das habilidades dos estudantes, elevando a confiança e a segurança na realização de suturas, além de serem recursos acessíveis. Conclusão: a relevância da integração planejada desses simuladores no ensino de enfermagem para a formação de profissionais mais competentes corrobora com o processo de ensino e aprendizagem de excelência corroborando com o desenvolvimento de habilidades motoras de baixo custo capazes de ampliar o processo de atuação dos estudantes de enfermagem. |
Abstract: | Introduction: Simple suture is an essential technique for wound care. Proper execution promotes effective healing and reduces complications. Objective: To analyze the effectiveness of simulators in training nursing students in simple suture technique. Methodology: Integrative literature review with searches conducted in SciELO, MEDLINE/PubMed®, and LILACS using controlled descriptors and relevant keywords. Included studies were published in the last ten years in Portuguese and English. Results: Findings showed that low-cost simulators enhance practical skills, increase student confidence and safety, and represent accessible training tools. Conclusion: The integration of low-cost simulators in nursing education significantly contributes to the development of technical and motor skills in a safe and accessible way. |
Palavras-chave: | Simulador de baixo custo Suturas Educação em enfermagem Habilidades práticas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
Sigla da Instituição: | UNI-RN |
Departamento: | Enfermagem |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1087 |
Data do documento: | 18-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simuladores de Baixo Custo para o Ensino de Sutura Simples em Enfermagem Revisão Integrativa.pdf | 270,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.