Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Simuladores de baixo custo para o ensino de sutura simples em enfermagem : revisão integrativa
Autor(es): Soares, Maria Eduarda da Cunha
Silva, Renata Milene Barbosa da
Primeiro Orientador: Duarte, Fernando Hiago da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Felipe
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Juliana
Resumo: Introdução: a sutura simples é uma técnica destinada a unir os tecidos do corpo por meio de um ponto ou conjunto de pontos com objetivo principal de promover a cicatrização. Objetivo: analisar a eficácia dos simuladores na capacitação de estudantes de enfermagem para a sutura simples. Metodologia: revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados SciELO, MEDLINE/PubMed® e LILACS, utilizando descritores controlados e palavras-chave pertinentes. Os critérios de inclusão delimitaram estudos publicados nos últimos dez anos, em português e inglês, que abordassem a temática. Resultados: A análise dos dados foi qualitativa, com categorização das abordagens, materiais e resultados. Os achados dos estudos analisados indicaram que simuladores de baixo custo são eficazes no aprimoramento das habilidades dos estudantes, elevando a confiança e a segurança na realização de suturas, além de serem recursos acessíveis. Conclusão: a relevância da integração planejada desses simuladores no ensino de enfermagem para a formação de profissionais mais competentes corrobora com o processo de ensino e aprendizagem de excelência corroborando com o desenvolvimento de habilidades motoras de baixo custo capazes de ampliar o processo de atuação dos estudantes de enfermagem.
Abstract: Introduction: Simple suture is an essential technique for wound care. Proper execution promotes effective healing and reduces complications. Objective: To analyze the effectiveness of simulators in training nursing students in simple suture technique. Methodology: Integrative literature review with searches conducted in SciELO, MEDLINE/PubMed®, and LILACS using controlled descriptors and relevant keywords. Included studies were published in the last ten years in Portuguese and English. Results: Findings showed that low-cost simulators enhance practical skills, increase student confidence and safety, and represent accessible training tools. Conclusion: The integration of low-cost simulators in nursing education significantly contributes to the development of technical and motor skills in a safe and accessible way.
Palavras-chave: Simulador de baixo custo
Suturas
Educação em enfermagem
Habilidades práticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1087
Data do documento: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simuladores de Baixo Custo para o Ensino de Sutura Simples em Enfermagem Revisão Integrativa.pdf270,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.