Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1037
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | À luz da análise comportamental: desafios e possibilidades na inclusão de crianças com TEA no contexto escolar |
Autor(es): | Carvalho, Jairton Ederson Silva de Sousa, Marcos Antônio Santos de Oliveira Macedo, Maria Helena |
Primeiro Orientador: | Souza, Karina Carvalho Veras de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Segundo Júnior, Eudes Basílio de Alencar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brito, Manuella |
Resumo: | Este artigo discute os desafios enfrentados na inclusão de crianças autistas no ambiente escolar, destacando a importância dessa prática para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais dessas crianças. A pesquisa abordou uma metodologia que envolveu revisão bibliográfica, com o intuito de compreender os obstáculos enfrentados pelos educadores e identificar estratégias eficazes para promover a inclusão. O objetivo principal foi evidenciar a importância da inclusão de crianças autistas no contexto escolar para o desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais, visando proporcionar um ambiente que promova o aprendizado e a interação positiva com seus pares. Espera-se que este estudo forneça insights valiosos sobre os desafios enfrentados na inclusão de crianças autistas no ambiente escolar, além de identificar estratégias eficazes para promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dessas crianças. Os resultados esperados incluem a conscientização sobre a importância da inclusão, bem como a disseminação de boas práticas que possam ser adotadas por educadores e profissionais da saúde. Conclui-se que a inclusão eficaz requer o envolvimento de toda a comunidade escolar, bem como o uso de estratégias adaptativas e recursos adequados para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças autistas. |
Abstract: | This article discusses the challenges faced in the inclusion of autistic children in the school environment, highlighting the importance of this practice for the development of these children's social and emotional skills. The research used a methodology that involved a literature review, with the aim of understanding the obstacles faced by educators and identifying effective strategies to promote inclusion. The main objective was to highlight the importance of including autistic children in the school context for the development of their social and emotional skills, aiming to provide an environment that promotes learning and positive interaction with their peers. It is expected that this study will provide valuable insights into the challenges faced in the inclusion of autistic children in the school environment, in addition to identifying effective strategies to promote inclusion and the development of these children's social and emotional skills. The expected results include raising awareness about the importance of inclusion, as well as the dissemination of good practices that can be adopted by educators and health professionals. It is concluded that effective inclusion requires the involvement of the entire school community, as well as the use of adaptive strategies and adequate resources to support the learning and development of autistic children. |
Palavras-chave: | Inclusão Crianças autistas Ambiente escolar Habilidades sociais Habilidades emocionais Autismo e escola |
CNPq: | CNPQ::OUTROS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
Sigla da Instituição: | UNI-RN |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1037 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-À LUZ DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL....pdf | 354,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.