Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1037
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: À luz da análise comportamental: desafios e possibilidades na inclusão de crianças com TEA no contexto escolar
Autor(es): Carvalho, Jairton Ederson Silva de
Sousa, Marcos Antônio Santos de Oliveira
Macedo, Maria Helena
Primeiro Orientador: Souza, Karina Carvalho Veras de
metadata.dc.contributor.referee1: Segundo Júnior, Eudes Basílio de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Manuella
Resumo: Este artigo discute os desafios enfrentados na inclusão de crianças autistas no ambiente escolar, destacando a importância dessa prática para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais dessas crianças. A pesquisa abordou uma metodologia que envolveu revisão bibliográfica, com o intuito de compreender os obstáculos enfrentados pelos educadores e identificar estratégias eficazes para promover a inclusão. O objetivo principal foi evidenciar a importância da inclusão de crianças autistas no contexto escolar para o desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais, visando proporcionar um ambiente que promova o aprendizado e a interação positiva com seus pares. Espera-se que este estudo forneça insights valiosos sobre os desafios enfrentados na inclusão de crianças autistas no ambiente escolar, além de identificar estratégias eficazes para promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dessas crianças. Os resultados esperados incluem a conscientização sobre a importância da inclusão, bem como a disseminação de boas práticas que possam ser adotadas por educadores e profissionais da saúde. Conclui-se que a inclusão eficaz requer o envolvimento de toda a comunidade escolar, bem como o uso de estratégias adaptativas e recursos adequados para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças autistas.
Abstract: This article discusses the challenges faced in the inclusion of autistic children in the school environment, highlighting the importance of this practice for the development of these children's social and emotional skills. The research used a methodology that involved a literature review, with the aim of understanding the obstacles faced by educators and identifying effective strategies to promote inclusion. The main objective was to highlight the importance of including autistic children in the school context for the development of their social and emotional skills, aiming to provide an environment that promotes learning and positive interaction with their peers. It is expected that this study will provide valuable insights into the challenges faced in the inclusion of autistic children in the school environment, in addition to identifying effective strategies to promote inclusion and the development of these children's social and emotional skills. The expected results include raising awareness about the importance of inclusion, as well as the dissemination of good practices that can be adopted by educators and health professionals. It is concluded that effective inclusion requires the involvement of the entire school community, as well as the use of adaptive strategies and adequate resources to support the learning and development of autistic children.
Palavras-chave: Inclusão
Crianças autistas
Ambiente escolar
Habilidades sociais
Habilidades emocionais
Autismo e escola
CNPq: CNPQ::OUTROS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1037
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-À LUZ DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL....pdf354,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.