Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1132| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Psicologia, gênero e terapia cognitivo comportamental: intersecções e desafios |
| Autor(es): | Albano, Alessandra de Paiva |
| Primeiro Orientador: | Lopes, Ellen Letycia da Rocha |
| Resumo: | O estudo de gênero e sexualidade tornou-se foco de pesquisas acadêmicas em psicologia, ressaltando a importância de compreender o contexto social e pessoal dos indivíduos, especialmente para aqueles pertencentes às minorias que enfrentam maiores desafios em saúde mental. De acordo com autores como Nogueira e Del Priore, gênero é uma construção social que impõe papéis específicos a homens e mulheres, influenciando seu bem-estar psicológico. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), baseada no modelo cognitivo de Beck, mostra-se eficaz ao ajudar pacientes a identificar e enfrentar crenças disfuncionais relacionadas aos parâmetros de performance impostos socialmente. A análise inclui uma revisão sistemática da literatura, considerando as influências do feminismo e do patriarcado no desenvolvimento de valores e papéis que afetam desigualmente homens e mulheres. Os resultados indicam que a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental, adaptada para abordar questões de gênero, contribui para a promoção de uma maior autonomia e resiliência em contextos de desigualdade. Estudos sugerem que essa abordagem, ao integrar uma visão interseccional e feminista, pode oferecer um tratamento mais inclusivo e eficaz, auxiliando na desconstrução de estereótipos e na promoção de justiça social. Em conclusão, adaptar a TCC às complexidades de gênero pode aprimorar os resultados terapêuticos para populações marginalizadas. |
| Abstract: | El estudio del género y la sexualidad se ha convertido en un foco central de investigación académica en psicología, destacando la importancia de comprender el contexto social y personal de los individuos, especialmente de aquellos que pertenecen a minorías y enfrentan mayores desafíos en su salud mental. Según autoras como Nogueira y Del Priore, el género es una construcción social que impone roles específicos a hombres y mujeres, influyendo en su bienestar psicológico. La Terapia Cognitivo-Conductual (TCC), basada en el modelo cognitivo de Beck, demuestra ser eficaz al ayudar a los pacientes a identificar y afrontar creencias disfuncionales relacionadas con los parámetros de desempeño impuestos socialmente. El análisis incluye una revisión sistemática de la literatura, considerando las influencias del feminismo y del patriarcado en el desarrollo de valores y roles que afectan de manera desigual a hombres y mujeres. Los resultados indican que la aplicación de la Terapia Cognitivo-Conductual adaptada para abordar cuestiones de género contribuye a la promoción de una mayor autonomía y resiliencia en contextos de desigualdad. Los estudios sugieren que esta perspectiva, al integrar una visión interseccional y feminista, puede ofrecer un tratamiento más inclusivo y eficaz, favoreciendo la deconstrucción de estereotipos y la promoción de la justicia social. En conclusión, adaptar la TCC a las complejidades de género puede mejorar los resultados terapéuticos en poblaciones marginadas. |
| Palavras-chave: | Gênero Terapia Cognitivo-Comportamental Psicologia Patriarcado Feminismo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
| Sigla da Instituição: | UNI-RN |
| Departamento: | Psicologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1132 |
| Data do documento: | 15-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Paper.pdf | 401,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.