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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Explorando a complexidade diagnóstica do autismo: semelhanças e distinções com outras condições clínicas
Título(s) alternativo(s): Exploring the diagnostic complexity of autism: similarities and differences from other clinical conditions
Autor(es): França, Isabely Amabily de Moraes
Primeiro Orientador: Souza, Karina Carvalho Vera de
Segundo Orientador: Barbosa, Luciana Carla
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental de natureza altamente heterogênea, com grande variabilidade em suas manifestações clínicas. Essa diversidade dificulta o diagnóstico, principalmente devido à sobreposição de sintomas com outras condições, o que aumenta os desafios para alcançar um diagnóstico preciso e criterioso. Este estudo investigou as manifestações clínicas associadas ao TEA que representam barreiras ao diagnóstico diferencial, por meio de uma revisão integrativa baseada em 22 artigos e 3 livros. Os resultados foram organizados em duas categorias: "Processo do Diagnóstico Diferencial no TEA", que aborda os desafios do diagnóstico e estratégias para minimizar erros, e "Semelhanças e Distinções com Outras Condições Clínicas", que examina os pontos em comum e as diferenças entre o TEA e outras condições que dificultam o diagnóstico. Concluiu-se que o diagnóstico do TEA é complexo e exige uma abordagem integrativa, considerando a variabilidade das manifestações e sua alta comorbidade. Para garantir uma precisão diagnóstica, é essencial utilizar ferramentas diversas e realizar uma análise holística, que leve em conta aspectos comportamentais, cognitivos e sociais, além do contexto familiar. A evolução contínua das metodologias e o preenchimento das lacunas na literatura, especialmente sobre as inter-relações com síndromes genéticas e outras condições, são fundamentais. Além disso, O avanço no diagnóstico depende da formação de profissionais capacitados e do uso de tecnologias inovadoras, garantindo intervenções personalizadas, promovendo um desenvolvimento saudável e inclusivo, e melhorando a qualidade de vida das crianças e suas famílias.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition of highly heterogeneous nature, with great variability in its clinical manifestations. This diversity makes diagnosis difficult, mainly due to the overlap of symptoms with other conditions, which increases the challenges in achieving an accurate and thorough diagnosis. This study investigated the clinical manifestations associated with ASD that represent barriers to differential diagnosis, through an integrative review based on 22 articles and 3 books. The results were organized into two categories: "The Differential Diagnosis Process in ASD," which addresses the challenges of diagnosis and strategies to minimize errors, and "Similarities and Distinctions with Other Clinical Conditions," which examines the commonalities and differences between ASD and other conditions that hinder diagnosis. It was concluded that the diagnosis of ASD is complex and requires an integrative approach, considering the variability of manifestations and its high comorbidity. To ensure diagnostic accuracy, it is essential to use diverse tools and conduct a holistic analysis that takes into account behavioral, cognitive, and social aspects, as well as the family context. The continuous evolution of methodologies and filling gaps in the literature, especially regarding interrelationships with genetic syndromes and other conditions, are fundamental. Furthermore, progress in diagnosis depends on the training of qualified professionals and the use of innovative technologies, ensuring personalized interventions, promoting healthy and inclusive development, and improving the quality of life for children and their families.
Palavras-chave: Diagnóstico diferencial
Autismo
Desafio do diagnóstico no autismo
Sobreposição no TEA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1172
Data do documento: 1-Dez-2025
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