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dc.creatorMarques, Balzachel Cunha-
dc.date.accessioned2025-12-03T17:06:48Z-
dc.date.available2025-12-03T17:06:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1233-
dc.description.abstractRegular physical activity, as body activation, it is an indispensable tool for the prevention of diseases as well as a facilitator for body functionality, increasing the disposition to daily practice and professional activities as well as developing one’s self-esteem. Therefore, this study explores basis related to physical health, addressing aspects of the work performed by manager’s educators in the school during practice time, considering its responsibilities in order to promote better physical condition and without risks for the implementation of related activities by these professionals, sustained by optimizing the quality of life, favored by a healthy management program. Therefore, the information contained in here may support, as suggested, several ideas to develop strategies that will build and consolidate an ascent line, physical and mental well-being, satisfactory in the implementation of a program of body movements under way to generate an influential constant in health and quality of life of teaching acting. The study evaluated 40 professionals, divided between managers and educators, as members of a school management, submitted to a questionnaire to identify and analyze their level of physical health, the welfare level as to the physical condition at work, the insertion of physical activity, the quality in the performance of duties and the emergence of possible injuries during the duration of professional activities. Then, the collected data were statistically analyzed, correlated and discussed, showing the indices established, shown in the levels of variables, expressed in percentages, possibly refer to the low levels of physical activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectSaúde físicapt_BR
dc.subjectGestores-educadorespt_BR
dc.subjectQualidade do trabalhopt_BR
dc.titleNível de saúde física em gestores-educadores da cidade do natal: uma relação entre a qualidade de vida e a qualidade do trabalho durante o tempo de atuação profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rebouças, Gleidson Mendes-
dc.description.resumoA prática regular de atividades físicas, como forma de ativação do corpo, é uma ferramenta indispensável para a prevenção de doenças, bem como agente facilitador para a funcionalidade corporal, aumentando a disposição para a realização das atividades cotidianas e profissionais e desenvolvendo a alto estima. Portanto, este estudo explora fundamentos relacionados à saúde física, abordando aspectos inerentes ao trabalho executado por gestores-educadores no âmbito escolar durante o tempo de atuação, considerando suas atribuições, a fim de promover uma melhor condição física e sem riscos para a execução das atividades afins, por parte desses profissionais, sustentabilizadas por uma otimização na qualidade de vida, favorecida por um programa de gestão saudável. Sendo assim, as informações aqui contidas poderão subsidiar, como sugestão, várias ideias para a construção de estratégias que edifiquem e consolidem uma linha de ascensão, no bem estar físico e mental, satisfatória na implantação de um programa de movimentos corporais, sob forma de gerar uma constante influente na saúde e a na qualidade de vida dos atuantes pedagógicos. Durante a pesquisa, foram avaliados 40 profissionais, distribuídos entre gestores e educadores, como membros de uma gestão escolar, submetidos a um questionário para identificar e analisar dentro do nível de saúde física, o nível de bem estar quanto à condição física no trabalho, a inserção da prática de atividade física, a qualidade no desempenho das atribuições e o surgimento de possíveis lesões durante o tempo de atuação profissional. Em seguida, os dados coletados foram analisados estatisticamente, correlacionados e discutidos, mostrando que diante dos índices estabelecidos, as disparidades dos níveis das variáveis avaliadas, expressas em percentuais, possivelmente remetemse aos níveis baixos da prática de atividade física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação físicapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:Práticas Corporais de Academia e Treinamento Individualizado

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