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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de saúde física em gestores-educadores da cidade do natal: uma relação entre a qualidade de vida e a qualidade do trabalho durante o tempo de atuação profissional
Autor(es): Marques, Balzachel Cunha
Primeiro Orientador: Rebouças, Gleidson Mendes
Resumo: A prática regular de atividades físicas, como forma de ativação do corpo, é uma ferramenta indispensável para a prevenção de doenças, bem como agente facilitador para a funcionalidade corporal, aumentando a disposição para a realização das atividades cotidianas e profissionais e desenvolvendo a alto estima. Portanto, este estudo explora fundamentos relacionados à saúde física, abordando aspectos inerentes ao trabalho executado por gestores-educadores no âmbito escolar durante o tempo de atuação, considerando suas atribuições, a fim de promover uma melhor condição física e sem riscos para a execução das atividades afins, por parte desses profissionais, sustentabilizadas por uma otimização na qualidade de vida, favorecida por um programa de gestão saudável. Sendo assim, as informações aqui contidas poderão subsidiar, como sugestão, várias ideias para a construção de estratégias que edifiquem e consolidem uma linha de ascensão, no bem estar físico e mental, satisfatória na implantação de um programa de movimentos corporais, sob forma de gerar uma constante influente na saúde e a na qualidade de vida dos atuantes pedagógicos. Durante a pesquisa, foram avaliados 40 profissionais, distribuídos entre gestores e educadores, como membros de uma gestão escolar, submetidos a um questionário para identificar e analisar dentro do nível de saúde física, o nível de bem estar quanto à condição física no trabalho, a inserção da prática de atividade física, a qualidade no desempenho das atribuições e o surgimento de possíveis lesões durante o tempo de atuação profissional. Em seguida, os dados coletados foram analisados estatisticamente, correlacionados e discutidos, mostrando que diante dos índices estabelecidos, as disparidades dos níveis das variáveis avaliadas, expressas em percentuais, possivelmente remetemse aos níveis baixos da prática de atividade física.
Abstract: Regular physical activity, as body activation, it is an indispensable tool for the prevention of diseases as well as a facilitator for body functionality, increasing the disposition to daily practice and professional activities as well as developing one’s self-esteem. Therefore, this study explores basis related to physical health, addressing aspects of the work performed by manager’s educators in the school during practice time, considering its responsibilities in order to promote better physical condition and without risks for the implementation of related activities by these professionals, sustained by optimizing the quality of life, favored by a healthy management program. Therefore, the information contained in here may support, as suggested, several ideas to develop strategies that will build and consolidate an ascent line, physical and mental well-being, satisfactory in the implementation of a program of body movements under way to generate an influential constant in health and quality of life of teaching acting. The study evaluated 40 professionals, divided between managers and educators, as members of a school management, submitted to a questionnaire to identify and analyze their level of physical health, the welfare level as to the physical condition at work, the insertion of physical activity, the quality in the performance of duties and the emergence of possible injuries during the duration of professional activities. Then, the collected data were statistically analyzed, correlated and discussed, showing the indices established, shown in the levels of variables, expressed in percentages, possibly refer to the low levels of physical activity.
Palavras-chave: Atividade física
Saúde física
Gestores-educadores
Qualidade do trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Educação física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1233
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Práticas Corporais de Academia e Treinamento Individualizado

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