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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos profissionais que prescrevem treinamento funcional que atuam nas praias
Autor(es): Bezerra, João Maria Gomes
Primeiro Orientador: Aborrage Júnior, Antônio Michel
Resumo: O presente estudo objetiva analisar os profissionais que prescrevem treinamento funcional que atuam praias de Natal/RN. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários com pessoas que ensinam treinamento funcional em praias de Natal/RN no período de Outubro e Novembro/2014, com 10 professores, visando identificar a capacitação profissional e as técnicas e materiais utilizados durante as aulas desenvolvidas. Como resultados, a pesquisa aponta que a prática da atividade de treinamento funcional nas praias não tem um bom acompanhamento profissional, pois um grande percentual (42%) de professores que desenvolvem atividades não estão capacitados para exercê-las e trabalhá-las junto à população praticante. Outra observação importante é que a prática vem sendo disseminada há bastante tempo, carecendo assim de uma consciência dos praticantes sobre a necessidade da capacitação profissional e uma fiscalização mais periódica e eficiente junto aos professores não qualificados. Esperamos com a pesquisa contribuir para a diminuição de atividades com práticas de treinamento funcional nas praias sem a devida qualificação, servindo também como alerta para os órgãos competentes buscarem uma fiscalização mais efetiva nas praias, coibindo prescrição de exercícios físicos por pessoas desabilitadas e prezando pela atuação com qualidade e preparo dos profissionais da área de Educação Física.
Abstract: This study aims to analyze the professionals who prescribe functional training working Natal / RN beaches. Therefore we developed a qualitative research, with questionnaires with people who teach functional training on the beaches of Natal / RN in the period of October and November / 2014 with 10 teachers, to identify the professional training and the techniques and materials used in class developed. As a result, the research shows that the practice of functional training activity on the beaches do not have a good career support, because a large percentage (42%) of teachers who develop activities is not able to exercise them and work them with the population practitioner. Another important observation is that the practice has been widespread enough time, thus lacking an awareness of practitioners on the need for professional training and a more regular and effective monitoring along the unqualified teachers. We hope to research contribute to the moderation in practical training practices on the beaches without proper qualification, also serving as a warning for the institutions seek more effective supervision on the beaches, curbing prescription of physical exercises for disabled people and valuing performance quality and preparation of professionals of Physical Education.
Palavras-chave: Treinamento funcional
Qualificação
Educação Física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Educação física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1237
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Práticas Corporais de Academia e Treinamento Individualizado

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