Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1241| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Praça sustentável: a educação ambiental como norteadora para o projeto de um espaço público |
| Autor(es): | Sousa, Ana Karla Pires de |
| Primeiro Orientador: | Dias, Alice Rück Drummond |
| Resumo: | Atualmente é discutida a preocupação de movimentos ecológicos com práticas de conscientização da situação ambiental do nosso planeta (CUBA, 2011, p.2). Sabendo que conforme o artigo 225 da Constituição Federal, “é atribuído ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o ambiente ecologicamente equilibrado” (LOUREIRO, 2008, p. 3) a implantação de um espaço público deve observar a responsabilidade de ter como papel “o momento educativo e de exercício da cidadania” (LOUREIRO, 2008, p. 2). Dessa forma, já que uma das funções admitidas ao paisagismo contemporâneo é a interação ambiental (BERGAMINI, 2009, p. 9), o trabalho pretende estudar e propor espaço público cujo princípio seja a reflexão ambiental sobre a sustentabilidade, implementando seus conceitos de forma prática e lúdica. Neste contexto o trabalho visa o desenvolvimento de um anteprojeto de área pública voltada para a educação ambiental da população na comunidade existente no bairro de Bela Vista, Zona Leste de Macaíba/RN, visando a aplicação do tripé da sustentabilidade (economia, sociedade e ambiente). O espaço público proposto tem como principal foco a interação entre seus usuários e o cuidado com o meio ambiente, aplicando os conceitos de espaço de baixa manutenção, estímulo do vínculo da população com o lugar, usos de espécies vegetais nativas para compor o paisagismo. Adaptando os métodos projetuais de Bergamini (2009) e Brígido (2011), inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica do tema, em seguida foi escolhida a área de estudo e comunidade para implantação do projeto. Após a compreensão dos condicionantes do lugar, foram estudadas quais atividades se encaixam na realidade da comunidade e que estejam de acordo com o objetivo a ser alcançado, chegando, então, ao partido da proposta. Logo depois, foi realizado o zoneamento da área e o estudo das principais espécies vegetais a serem aplicadas. Durante a concepção da proposta, explorou-se espaços para práticas sustentáveis com o foco principal criança e adultos, tais como, um espaço para reunião do conselho comunitário, anfiteatro para cursos e palestras, uso de horta urbana, parque infantil, academia ao ar livre e no paisagismo com o uso de espécies arbóreas frutíferas e espécies arbustivas de baixa manutenção. Diante dos resultados expostos pode-se observar que há diversas práticas e soluções urbanísticas que estão de acordo com os princípios da sustentabilidade. Como dificuldade foi observado que devido o bairro ainda ser pouco populoso em que as pessoas somente chegam no período noturno, foi idealizado projeto pensando em soluções e usos noturnos. Para o paisagismo, devido a configuração do terreno apenas com vegetação rasteira, a maioria da vegetação não foi aproveitada do próprio local. |
| Abstract: | Nowadays, ecological movements are discussed the preoccupations to practice awareness to the environmental situation in our planet (CUBA, 2011, p.2). According to 225 article in Brazilian Federal Constitutional, “(…) is an asset of common use and essential to a healthy quality of life, and both the Government and the community shall have the duty to defend and preserve it for present and future generations” (Brazil apud LOUREIRO, 2008, p. 3) the implantation to a public space should have a responsibility to promote “a educational moment to exercise de citizenship” (LOUREIRO, 2008, p.2). In this way, if one of functions to contemporary landscaping is a environmental interaction (BERGAMINI, 2009, p.9), this article intends study and propose a public space whose the principle is a environmental reflection about the sustainable, implementing the concepts practically and playfully. In this context, this article develops a public space draft for the population environmental education, to the community exist in the Bela Vista neighborhood, in Macaiba City east zone, contents to apply of triple bottom line (people, planet and profit). The public space suggested has the focus to interaction between the community and the environment, apply to concepts: low maintenance, bond between the population and the square, plantation natural species in the landscaping. Adapt the projetual methods of Bergamini (2009) and Brígido (2011), first it is do the theme literature review, after it is choose the intervention area. And, after the understanding to the projetual conditioning, it is studding which activities is better to that community and is according to projects goals, culminate, than, to the start to the proposal. Lastly, the area is zoned and choose the vegetation. During the conception, explore activities to kids and adults, such as a space to community counselor meetings, amphitheater to courses and talks, urban garden, playground, public gym and the landscaping using fruit trees and adapt shrubs. According to results shows, there is diversify sustainable urbans solutions. However, it is observed that in the community the most people go there at night, culminating in a project with night uses. To the landscape, nowadays the species are riparian vegetation, it is impossible use only locals species in the project. |
| Palavras-chave: | Projeto de espaço público Paisagismo Educação ambiental Sustentabilidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
| Sigla da Instituição: | UNI-RN |
| Departamento: | Arquitetura |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1241 |
| Data do documento: | 2018 |
| Aparece nas coleções: | Arquitetura e Engenharia Sustentável |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2018-ANA KARLA-PRAÇA SUSTENTÁVEL-A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO NORTEADORA....pdf | 796,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.