Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1326| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação financeira para formar o futuro investidor |
| Autor(es): | Costa, Marane Amorim da |
| Primeiro Orientador: | Câmara, Ana Rosa Gouveia Sobral da |
| Resumo: | A crescente sofisticação dos produtos oferecidos aos consumidores de serviços financeiros aumenta as opções à disposição do cidadão, ao mesmo tempo em que lhe atribui maior responsabilidade por suas escolhas. A pesquisa se insere no contexto brasileiro onde a educação financeira tem muito espaço para difundir seus ensinamentos, desde o universo educacional familiar ao escolar. Esta pesquisa procurou analisar de que forma a educação financeira afeta a maneira como as pessoas lidam com o dinheiro, no que tange a poupança, investimentos e consumo consciente. Este estudo de campo caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, realizada com estudantes do curso de Administração de duas instituições de ensino superior da cidade de Natal-RN. Para coleta de dados, foram aplicados presencialmente aos estudantes questionários estruturados com perguntas fechadas. Os participantes constituíram uma amostra não probabilística, por julgamento (VERGARA, 2003). Dentre outros resultados constatou-se que a família, a escola, a instituição de ensino superior e as experiências práticas são as maiores influências na formação educacional financeira dos jovens respondentes. Verificou-se uma relação diretamente proporcional entre o nível de escolaridade dos pais dos alunos com a renda da família, quanto maior o grau de escolaridade dos pais, maior a renda familiar. Percebeu-se que os homens se sentem mais seguros do que as mulheres para gerir seus recursos financeiros. Os respondentes casados também se sentem mais seguros para tomar decisões financeiras do que os solteiros. É por meio da educação financeira que as pessoas conseguem compreender melhor o mundo financeiro e tomar decisões fundamentadas. |
| Abstract: | The increasing sophistication of products offered to consumers of financial services increases the options available to the citizens at the same time gives hi greater responsibility for their choices. The research is inserted in the Brazilian context where financial education has plenty of room to spread his teachings, from the family education to the school universe. This research sought to examine how financial education affects how people handle money, when it comes to savings, investments and conscious consumption. This field of study was characterized as a bibliographic, exploratory and descriptive research, carried out with students of the course of administration of two higher education institutions in the city of Natal-RN. For data collection, in person were applied to students structured questionnaires with closed questions. Participants were a non-probabilistic sample for trial (VERGARA, 2003). Among other results it was found that the family, school, institution of higher education and practical experiences are the biggest influences on financial education training of young respondents. There was a directly proportional relationship between the level of education of parents of students with family income, the higher the level of education of the parents, the higher the family income. It was noticed that men feel safer than women to manage their financial resources. Married respondents also feel safer to make financial decisions than single. It is through financial education that people can better understand the financial world and make informed decisions. |
| Palavras-chave: | Educação financeira Família Escola Consumo consciente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
| Sigla da Instituição: | UNI-RN |
| Departamento: | Gestão e negócios |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1326 |
| Data do documento: | 2017 |
| Aparece nas coleções: | Administração Financeira |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2017-MARANE AMORIM-EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA FORMAR O FUTURO INVESTIDOR.pdf | 597,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.