Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maryanne Alícia da Silva-
dc.date.accessioned2025-12-11T12:14:03Z-
dc.date.available2025-12-11T12:14:03Z-
dc.date.issued2025-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Maryanne. Arquitetura sensorial e autismo: anteprojeto arquitetônico de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profa Maria do Socorro Lima no bairro das Quintas em Natal/RN. 2025. 148f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. Disponível em: https://repositorio.unirn.edu.br/jspui/submit#nullpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1332-
dc.description.abstractThe aim of this project is to formulate a preliminary design for the renovation and expansion of the Profª Maria do Socorro Lima Early Childhood Education Center (CMEI), situated in the Quintas neighborhood of Natal/RN. This design will take into account the needs of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the principles of sensory architecture. The research endeavors to comprehend the specific requirements of children with autism, the influence of the school environment on their behavior and learning, and the enhancements that can promote the well-being and inclusion of these students. This study is applied in nature, employing a qualitative approach characterized by exploratory and descriptive elements. Visits to the CMEI were conducted, staff interviews were performed, bibliographic research was undertaken, and analogous case studies were examined. The information gathered facilitated the identification of the school's physical limitations and factors that directly impact the students' daily experiences. Among the findings, guidelines emerged that inform the creation of low-stimulus, safer, more comfortable, and inclusive environments. The preliminary design suggests modifications and expansions that align the spaces with the minimum required dimensions, enhance lighting and natural ventilation, establish areas for interaction with nature, and ensure improved accessibility and safety, while also incorporating a dedicated space for sensory regulation as needed. It concludes that thoughtfully planned architectural interventions can support child development and render the school more welcoming and inclusive, thereby benefiting the entire school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectArquitetura sensorialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleArquitetura sensorial e autismo: anteprojeto arquitetônico de reforma e ampliação do centro municipal de educação infantil (CMEI) profª Maria do Socorro Lima no bairro das Quintas em Natal/RNpt_BR
dc.title.alternativeSensory architecture and autism: architectural design for the reform and expansion of the municipal center for early childhood education (CMEI) Profª Maria do Socorro Lima in the Quintas neighborhood in Natal/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Furukava, Camila-
dc.contributor.referee1Salviano, Raissa-
dc.contributor.referee2Lopes, Mara-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é desenvolver um anteprojeto de reforma e ampliação para o CMEI Profª Maria do Socorro Lima, no bairro das Quintas, em Natal/RN, considerando as necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os princípios da arquitetura sensorial. A pesquisa procura entender quais as necessidades específicas das crianças com autismo, como o ambiente escolar pode influenciar seu comportamento e aprendizagem e quais melhorias podem contribuir para o bem-estar e inclusão desses alunos. A pesquisa em questão é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo. Foram realizadas visitas ao CMEI, entrevistas com funcionários, pesquisas bibliográficas e estudos de casos semelhantes. As informações obtidas permitiram identificar limitações físicas da escola e aspectos que afetam diretamente o cotidiano dos alunos. Entre os resultados, destacam-se diretrizes que orientam a criação de ambientes com baixos estímulos, mais seguros, confortáveis e inclusivos. O anteprojeto propõe ajustes e ampliações que adequam os espaços ao dimensionamento mínimo exigido, melhoram a iluminação e a ventilação natural, criam áreas de contato com a natureza e garantem maior acessibilidade e segurança, além de incluir um espaço exclusivo para regulação sensorial sempre que necessário. Conclui-se que intervenções arquitetônicas bem planejadas podem favorecer o desenvolvimento infantil e tornar a escola mais acolhedora e inclusiva, beneficiando toda a comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL_MARYANNE_SILVA.pdf80,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.