Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1356| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Habitação estudantil multifuncional: integração de moradia, estudo e lazer em Natal-RN |
| Título(s) alternativo(s): | Multifunctional student housing: integrating housing, study, and leisure in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil |
| Autor(es): | Silva, Melissa Bezerra da |
| Primeiro Orientador: | Jankovic, Marcela de Melo Germano da Silva |
| Segundo Orientador: | Ribeiro, Sandra Albino |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Jankovic, Marcela |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, André |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Cristiane, Martins |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso propõe o anteprojeto arquitetônico de uma Habitação Estudantil Multifuncional, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal, Rio Grande do Norte, projetada para integrar moradia, estudo e lazer, oferecendo aos estudantes universitários um ambiente que favoreça o bem-estar, a acessibilidade e a permanência acadêmica. A proposta busca responder à crescente demanda por moradias estudantis adequadas, considerando aspectos funcionais, sociais e ambientais, e proporcionando espaços que incentivem a convivência, a segurança e a qualidade de vida. A escolha do tema parte da observação de uma problemática recorrente: a insuficiência de prédios estudantis bem estruturados, que obriga muitos estudantes a recorrerem a soluções improvisadas, frequentemente inadequadas, impactando negativamente seu desempenho no ensino superior. Com base nisso, o objetivo geral é desenvolver um anteprojeto arquitetônico que una funcionalidade, acessibilidade e sustentabilidade, criando um espaço inovador que fortaleça a integração entre vida acadêmica e experiência residencial. Os objetivos específicos incluem analisar o contexto histórico e social da habitação estudantil no Brasil, investigar como o ambiente físico influencia o bem-estar e o desempenho acadêmico, estudar os condicionantes ambientais e legais do terreno selecionado e aplicar normas técnicas de acessibilidade e segurança. A metodologia adotada é de natureza exploratória e descritiva, envolvendo pesquisa bibliográfica e artigos, análise de estudos de caso nacionais e internacionais, além de levantamento e interpretação das condicionantes físico-ambientais e normativas do local. Ao final, o trabalho apresenta uma proposta arquitetônica que alia conforto, estética e funcionalidade, contribuindo para o debate sobre políticas de permanência universitária e para o desenvolvimento de soluções projetuais que valorizem a experiência e a formação do estudante. |
| Abstract: | This undergraduate thesis proposes the architectural preliminary design of a Multifunctional Student Housing complex, located in the Lagoa Nova neighborhood, in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. The project is designed to integrate housing, study, and leisure, providing university students with an environment that fosters well-being, accessibility, and academic persistence. The proposal seeks to address the growing demand for adequate student accommodations, considering functional, social, and environmental aspects, and providing spaces that encourage social interaction, safety, and quality of life. The choice of this theme arises from the observation of a recurring issue: the insufficiency of well-structured student housing, which forces many students to resort to improvised and often inadequate solutions, negatively affecting their performance in higher education. Based on this, the general objective is to develop an architectural preliminary design that combines functionality, accessibility, and sustainability, creating an innovative space that strengthens the integration between academic life and residential experience. The specific objectives include analyzing the historical and social context of student housing in Brazil, investigating how the built environment influences well-being and academic performance, studying the environmental and legal constraints of the selected site, and applying technical standards for accessibility and safety. The adopted methodology is exploratory and descriptive, involving bibliographic and article-based research, analysis of national and international case studies, as well as surveying and interpreting the physical-environmental and regulatory conditions of the location. Finally, the work presents an architectural proposal that combines comfort, aesthetics, and functionality, contributing to the debate on university retention policies and to the development of design solutions that value the student’s experience and education. |
| Palavras-chave: | Habitação estudantil Qualidade de vida Sustentabilidade. Arquitetura residencial coletiva Permanência acadêmica acessibilidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
| Sigla da Instituição: | UNI-RN |
| Departamento: | Arquitetura |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1356 |
| Data do documento: | 4-Dez-2025 |
| Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Habitação Estudantil Multifuncional, Integração de Moradia, Estudo e Lazer em Natal-RN.pdf | 34,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.