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http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1368| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Abraçá: centro terapêutico para crianças com autismo: anteprojeto para a cidade de Riachuelo/RN |
| Autor(es): | Macedo, Isabely Karla Felipe Catão de |
| Primeiro Orientador: | Costa, Suerda Campos da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Costa , Suerda Campos da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Florêncio, Débora Nogueira Pinto |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Martins, Simone |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de um Centro Terapêutico voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), denominado ABRAÇÁ, localizado na cidade de Riachuelo, Rio Grande do Norte. A proposta surgiu da necessidade de espaços que atendam às particularidades sensoriais, cognitivas e sociais de crianças com TEA, proporcionando acolhimento, estímulo e inclusão. O trabalho fundamenta-se nos princípios da neuroarquitetura, da acessibilidade universal e do conforto ambiental, buscando compreender como o ambiente construído pode contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, por meio de estímulos sensoriais adequados e de uma organização espacial humanizada. A metodologia adotada compreendeu pesquisa bibliográfica e documental, levantamento das condicionantes legais e ambientais, visita técnica à Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande do Norte (APAARN) e análise de estudos de caso diretos e indiretos relacionados a centros terapêuticos e espaços de reabilitação. Essas etapas possibilitaram a elaboração do programa de necessidades e o desenvolvimento da proposta arquitetônica, estruturada em blocos interligados por um átrio central, que favorece a ventilação cruzada e a iluminação natural. O projeto foi concebido para integrar funcionalidade, conforto e estímulo sensorial, considerando materiais, cores e texturas que promovem equilíbrio, segurança e bem-estar. Os ambientes foram organizados de forma a garantir acessibilidade, fluidez e harmonia entre os setores de acolhimento, atendimento terapêutico, apoio e recreação. Como resultado, o anteprojeto apresenta um espaço humanizado e inclusivo, capaz de fortalecer o vínculo entre usuário e ambiente, reforçando o papel da arquitetura como agente de transformação social e ferramenta terapêutica. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Arquitetura Terapêutica; Neuroarquitetura; Acessibilidade; Inclusão. |
| Abstract: | This Final Undergraduate Project aims to develop an architectural preliminary design for a Therapeutic Center for children with Autism Spectrum Disorder (ASD), entitled ABRAÇÁ, located in the city of Riachuelo, Rio Grande do Norte, Brazil. The proposal emerged from the need to create spaces that address the sensory, cognitive, and social specificities of children with ASD, providing inclusion, comfort, and stimulation. The study is based on the principles of neuroarchitecture, universal accessibility, and environmental comfort, seeking to understand how the built environment can contribute to the well-being and development of children through appropriate sensory stimuli and humanized spatial organization. The adopted methodology included bibliographic and documentary research, analysis of legal and environmental constraints, a technical visit to the Association of Parents and Friends of People with Autism of Rio Grande do Norte (APAARN), and the study of direct and indirect architectural references related to therapeutic and rehabilitation spaces. These stages supported the creation of the program of needs and the development of the architectural proposal, structured in interconnected blocks organized around a central atrium that enhances cross ventilation and natural lighting. The project was conceived to integrate functionality, comfort, and sensory balance, using materials, colors, and textures that promote safety, harmony, and well-being. The spaces were organized to ensure accessibility, fluid circulation, and coherence among the sectors of reception, therapeutic care, support, and recreation. As a result, the proposal presents a humanized and inclusive environment capable of strengthening the relationship between users and space, reaffirming the role of architecture as an instrument of social transformation and therapeutic support. Keywords: Autism Spectrum Disorder; Therapeutic Architecture; Neuroarchitecture; Accessibility; Inclusion. |
| Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista Arquitetura terapêutica Neuroarquitetura Acessibilidade Inclusão |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
| Sigla da Instituição: | UNI-RN |
| Departamento: | Arquitetura |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1368 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
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| ABRAÇÁ - CENTRO TERAPÊUTICO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO.pdf | 16,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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