Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1383
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dc.creatorSouza, João Victor da Silva Costa-
dc.date.accessioned2025-12-13T12:40:32Z-
dc.date.available2025-12-13T12:40:32Z-
dc.date.issued2025-12-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1383-
dc.description.abstractThermal comfort in school environments is an essential requirement for environmental comfort, cognitive performance, and the quality of the teaching–learning process, especially in hot and humid climate regions. In this context, this research aims to evaluate the thermal performance of classrooms at the Alfredo Mesquita Filho State School, located in the municipality of Macaíba, Rio Grande do Norte, Brazil, in order to identify the actual comfort conditions experienced by users and, based on this diagnosis, propose passive retrofit strategies applicable to existing school buildings. These strategies are organized into an educational and illustrative handbook focused on thermal comfort and performance in school buildings. The adopted methodology integrates a literature review, document analysis, environmental measurements—air temperature, mean radiant temperature, relative humidity, air velocity, and surface temperatures—and the application of a thermal perception questionnaire, following the adaptive comfort model of ABNT NBR 16401-2:2024. The results indicate a predominance of thermal discomfort, insufficient natural ventilation, high indoor temperatures, and a significant influence of solar radiation on the building envelope. Tests involving shading and thermal insulation strategies demonstrate an effective reduction in heat gains. Based on these findings, passive strategies grounded in thermal regulation processes—radiation, conduction, convection, and evaporation—are organized, encompassing shading devices, enhanced cross-ventilation, improvements in construction materials, and the use of vegetation. The study culminates in the development of a didactic handbook that translates technical concepts into practical guidelines for managers and professionals, contributing to the promotion of more comfortable, efficient, and climate-responsive school environments.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectEdificações escolarespt_BR
dc.subjectClima quente e úmidopt_BR
dc.subjectEstratégias passivaspt_BR
dc.subjectDesempenho térmicopt_BR
dc.titleConforto térmico em salas de aula: avaliação do conforto térmico de uma edificação escolar no município de Macaíba/RN e proposição de cartilha com estratégias passivas de condicionamento térmicopt_BR
dc.title.alternativeThermal comfort in classrooms: assessment of thermal comfort in a school building in the municipality of Macaíba, Rio Grande do Norte (Brazil), and the proposal of a guideline with passive thermal conditioning strategiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Furukava, Camila-
dc.contributor.referee1Jankovic, Marcela de Melo Germano da Silva-
dc.contributor.referee2Araújo, Bianca Carla Dantas de-
dc.description.resumoO conforto térmico em ambientes escolares constitui um requisito essencial para o conforto ambiental, o desempenho cognitivo e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, especialmente em regiões de clima quente e úmido. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho térmico de salas de aula da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, no município de Macaíba/RN, a fim de identificar as condições reais de conforto dos usuários e, a partir desse diagnóstico. Propor estratégias passivas de requalificação aplicáveis a edificações escolares existentes, organizadas em uma cartilha formativa e expositiva sobre conforto e desempenho térmico em edificações escolares. A metodologia adotada integra revisão bibliográfica, análise documental, medições ambientais – temperatura, do ar, temperatura radiante média, umidade relativa do ar, velocidade do ar e temperaturas superficiais – e a aplicação de questionário de percepção térmica, seguindo o modelo adaptativo da ABNT NBR 16401-2:2024. Os resultados apontam a predominância de desconforto térmico, ventilação natural insuficiente, elevadas temperaturas internas e influência significativa da radiação solar sobre a envoltória da edificação. Ensaios com estratégias de sombreamento e isolamento térmico demonstram redução efetiva dos ganhos de calor. Com base nesses achados, são organizadas estratégias passivas fundamentadas nos processos de regulação térmica — radiação, condução, convecção e evaporação —, abrangendo dispositivos de sombreamento, ampliação da ventilação cruzada, melhorias nos materiais construtivos e o uso de vegetação. O estudo culmina na elaboração de uma cartilha didática, que traduz conceitos técnicos em orientações práticas para gestores e profissionais, contribuindo para a promoção de ambientes escolares mais confortáveis, eficientes e adequados às condições climáticas locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTALpt_BR
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TCC_ARQUITETURA E URBANISMO_JOÃO SOUZA.PDFCONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA: Avaliação do conforto térmico de uma edificação escolar no município de Macaíba/RN e proposição de cartilha com estratégias de condicionamento térmico passivo.56,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
cartilha.pdfCONFORTO TÉRMICO EM EDIFICAÇÕES ESCOLARES_Guia formativo e Estratégias bioclimáticas de condicionamento térmico passivo44,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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