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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contraluz de Pirangi: da urbanidade intermitente à requalifição da avenida deputado Márcio Marinho
Autor(es): Oliveira, Bernardo Rocha Medeiros de
Primeiro Orientador: Ferreira, Raissa Camila Salviano
Resumo: O bairro de Pirangi do Norte (RN), embora seja um dos principais destinos turísticos do litoral potiguar, sofre com os impactos da "lógica do veraneio" (SILVA, 2010), um modelo de ocupação sazonal focado na segunda residência que gera um "bairro intermitente": vibrante no verão e inativo na baixa estação. Este trabalho tem como objeto de estudo a Avenida Deputado Márcio Marinho (RN-063), o eixo que materializa esta contradição, funcionando como uma rodovia "Via Estrutural" (PARNAMIRIM, 2013) que prioriza o veículo e apresenta graves barreiras à caminhabilidade, falhando em prover um espaço público de qualidade para a população permanente. O objetivo geral é desenvolver um anteprojeto de requalificação urbana e paisagística para esta avenida, que combata a sazonalidade, resgate a escala humana (GEHL, 2010) e transforme um eixo de passagem em um lugar de permanência. A metodologia adotada partiu de uma revisão bibliográfica sobre urbanidade (JACOBS, 1961; GEHL, 2010) e urbanização litorânea (SILVA, 2010); análise documental da legislação (Plano Diretor; NBR 9050); diagnóstico in loco com elaboração de mapas temáticos (uso do solo, gabarito, fluxos, topografia); e um diagnóstico participativo com 15 entrevistas com moradores e veranistas. A pesquisa de campo e a vivência do autor como morador fundamentaram o conceito projetual "Contraluz de Pirangi". Os resultados se materializam em uma proposta de requalificação que não altera o leito carroçável (para respeitar os picos de fluxo), mas qualifica as calçadas com acessibilidade, arborização e estratégias de traffic calming (cruzamentos elevados, balizadores). A intervenção se estrutura em três "âncoras de vitalidade" para resolver os problemas diagnosticados nas zonas: a Praça "Caminhos" (Zona 01), como espaço de convivência no acesso ao bairro; a Praça "Anga Piranji" (Zona 02), um mirante e jardim sensorial que vence o desnível topográfico de 3 metros com rampas acessíveis (8,33%) e qualifica o acesso ao cemitério; e o Polo Gastronômico "Quintal do Cajueiro" (Zona 03), uma infraestrutura pública de mobiliário (mesas e bancadas) que visa combater o abandono sazonal, incentivando o funcionamento dos restaurantes locais durante todo o ano e fomentando parcerias com comércios permanentes. A conclusão é que o projeto atinge os objetivos, respondendo diretamente ao diagnóstico e demonstrando ser possível, através do design urbano, mediar o conflito entre o turismo de massa e a qualidade de vida do morador permanente. A proposta transforma a "avenida-rodovia" em uma "avenida lugar", contribuindo para a promoção de uma urbanidade contínua em Pirangi.
Abstract: The neighborhood of Pirangi do Norte (RN), Brazil, despite being one of the main tourist destinations on the Potiguar coast, suffers from the impacts of the "logic of summering" (SILVA, 2010), a seasonal occupation model focused on second homes, which generates an "intermittent neighborhood": vibrant in the summer and inactive during the off-season. This work focuses on Avenida Deputado Márcio Marinho (RN-063), the axis that materializes this contradiction, functioning as a "Structural Road" (PARNAMIRIM, 2013) that prioritizes vehicles and presents severe barriers to walkability, failing to provide a quality public space for the permanent population. The main objective is to develop an urban and landscape requalification project for this avenue, aimed at combating seasonality, rescuing the "human scale" (GEHL, 2010), and transforming a thoroughfare into a place of permanence. The methodology involved a bibliographic review of urbanity (JACOBS, 1961; GEHL, 2010) and coastal urbanization (SILVA, 2010); documental analysis of legislation (Master Plan; NBR 9050); an in loco diagnosis with the creation of thematic maps (land use, building height, flows, topography); and a participatory diagnosis involving 15 interviews with residents and seasonal users. The field research and the author's personal experience as a resident informed the design concept "Pirangi's Backlight" ("Contraluz de Pirangi"). The results materialize in a requalification proposal that does not alter the existing roadbed (to respect peak traffic) but qualifies the sidewalks with accessibility, tree planting, and traffic calming strategies (raised crosswalks, bollards). The intervention is structured around three "anchors of vitality" to address the diagnosed zonal problems: "Caminhos" Square (Zone 01), as a community space at the neighborhood's entrance; "Anga Piranji" Square (Zone 02), a sensory garden and viewpoint that overcomes the 3-meter topographical barrier with accessible ramps (8.33%) and qualifies the cemetery access; and the "Quintal do Cajueiro" Gastronomic Hub (Zone 03), a public infrastructure of furniture (tables and benches) designed to combat seasonal abandonment by encouraging local restaurants to operate year round and fostering partnerships with permanent businesses. The conclusion is that the project achieves its objectives, responding directly to the diagnosis and demonstrating that it is possible, through urban design, to mediate the conflict between mass tourism and the quality of life for permanent residents. The proposal transforms the "road-avenue" into a "place-avenue," contributing to the promotion of continuous urbanity in Pirangi.
Palavras-chave: Requalificação urbana
Espaço público
Caminhabilidade
Urbanização turística
Pirangi do Norte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1385
Data do documento: 1-Dez-2025
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