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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tatear: anteprojeto de uma clínica para crianças autistas
Autor(es): Morais, Ana Beatriz Silva de
Primeiro Orientador: Pacheco, Giovani Hudson Silva
Resumo: A ideia da criação de uma clínica que fornece suporte às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) surge para atender a uma demanda real da cidade e bastante expressiva de um modo geral pelo país. Desse modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver um anteprojeto de uma clínica para crianças autistas da cidade do Natal e região metropolitana, buscando a otimização e funcionalidade do ambiente construído através da influência da arquitetura no comportamento dos usuários. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas de referenciais teóricos, estudos de casos, além de análises de condicionantes físicas, ambientais e legais. O programa de necessidades do projeto foi dividido em 5 núcleos: o administrativo; o núcleo de atenção à família; núcleo de atenção à saúde; núcleo de intervenção precoce; e o núcleo de atendimento educacional. Para efeito de projeto, foram criados dois masterplans, e o a ser desenvolvido inicialmente contempla 3 desses 5 núcleos. O projeto adotou o conceito de refúgio, a fim de criar um espaço de atendimento humanizado e pensado na melhoria da qualidade de vida das crianças, e consequentemente das famílias, com TEA.
Abstract: The idea of creating a clinic that provides support to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) comes to meet a real demand of the city and quite expressive in general throughout the country. Thus, the objective of this work is to develop a preliminary project of a clinic for autistic children in the city of Natal and metropolitan region, seeking the optimization and functionality of the built environment through the influence of architecture on user behavior. To this end, bibliographic research of theoretical references, case studies, as well as analyzes of physical, environmental and legal conditions were carried out. The project needs program was divided into 5 sections: the administrative; the family care center; health care center; early intervention nucleus; and the educational service center. For the purpose of the project, two masterplans were created, and the one to be developed initially includes 3 of these 5 cores. The project adopted the concept of refuge, in order to create a space for humanized care and designed to improve the quality of life of children, and consequently families, with ASD.
Palavras-chave: Autismo
Criança
Comportamento
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/220
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

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