Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimonetti, Bianca Chacon Barbalho-
dc.date.accessioned2023-09-14T12:22:11Z-
dc.date.available2023-09-14T12:22:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/560-
dc.description.abstractWith the emergence of the Internet, society has adapted to the new technological reality, thus including different types of people of different age groups. Children, in turn, were born immersed in this environment, learning to use the internet from the first years of their lives. This research aims to study the possible digital abandonment of these children and adolescents, as well as work on the possibility of parental responsibility in the face of it, emphasizing the issue of family power present within these relationships, what the impacts are, and what the legislation teaches and the Statute of Children and Adolescents (ECA), highlighting one of the principles that govern it, the Principle of the Best Interest of the Minor, as well as the importance of coherence and effectiveness of these orders in the face of the problem. It is also aimed to analyze the emergence and advancement of the internet, together with the problems of digital abandonment present in this environment, and accordingly, the creation of effective measures to combat it. Still, it aims to clarify and transpose concepts about digital abandonment itself, the role of parents and guardians on the issue, and, finally, to analyze how far the proper monitoring should go. To this end, bibliographical research will be carried out regarding existing data in books, case analyses, and also static data disposed of virtually, being done, therefore, through indirect observations, being made a historical analysis bringing the study from the origin of the problem, as the same happened and evolved until the present times, bringing with it the nature of applied research, aiming to apply the results to solve the problem addressed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandono digitalpt_BR
dc.subjectCrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAtendimento ao princípio do melhor interesse da criança e do adolescentept_BR
dc.titleO abandono digital de crianças e adolescentes e o que rege a legislação brasileira quanto ao temapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Emmanuelli Karina de Brito Gondim Moura-
dc.description.resumoCom o surgimento da Internet, a sociedade adaptou-se para a nova realidade tecnológica, incluindo assim, diferentes tipos de pessoas das mais diversas faixas etárias. As crianças, por sua vez, já nasceram introduzidas nesse meio, aprendendo a fazer uso da internet desde os primeiros anos de suas vidas. A realização desta pesquisa visa ao estudo do possível abandono digital dessas crianças e adolescentes, como também trabalha a possibilidade de responsabilização parental frente ao mesmo, trazendo em ênfase a questão do poder familiar presente dentro destas relações, quais os impactos e o que leciona a legislação brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), colocando em evidência um dos princípios que o regem, o Princípio do Melhor Interesse do Menor, como também a importância da coerência e eficácia desses ordenamentos diante da problemática. Objetiva-se ainda, analisar o surgimento e avanço da internet, juntamente com os problemas do abandono digital presente nesse meio e, em consonância, a criação de medidas eficazes para combater o mesmo. Ainda, visa esclarecer e transpor conceitos sobre o abandono digital em si, o papel dos pais e responsáveis quanto a questão, e, por fim, analisar até que ponto deve ir o devido monitoramento. Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas a respeito de dados existentes em livros, análises de casos e dados estáticos dispostos virtualmente, sendo feito, portanto, através de observações indiretas, sendo feita uma análise histórica trazendo o estudo desde a origem do problema, como o mesmo se deu e evoluiu até os tempos atuais, trazendo consigo a natureza de uma pesquisa aplicada, objetivando aplicar os resultados para solução do problema abordado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDireitopt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022-BIANCA CHACON-O ABANDONO DIGITAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O QUE REGE A LEGISLAÇÃO....pdf743,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.