Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Anteprojeto de uma escola de fundamental II, com ênfase no conforto acústico, em Natal/RN |
Autor(es): | Cunha, Nailma Cavalcanti da |
Primeiro Orientador: | Florêncio, Débora Nogueira Pinto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, André Felipe Moura |
metadata.dc.contributor.referee3: | Morais Júnior, José Eugenio Silva de |
Resumo: | O ruído é considerado um problema de saúde pública, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a segunda maior causa de poluição do mundo, além de estar presente 24 horas na rotina do ser humano. Em um contexto geral da arquitetura escolar, no ambiente de sala de aula, a alta intensidade do ruído pode dificultar e retardar o aprendizado. Essa exposição constante ao ruído no ambiente de ensino pode gerar consequências como, por exemplo, a baixa produtividade, estresse e perda do sono aos alunos. Ao avaliar a importância do conforto acústico nesses espaços, tem-se que o planejamento prévio, a fim de evitar os problemas relacionados ao comportamento das ondas sonoras, é mais eficaz do que soluções para os corrigir. Dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo geral propor o anteprojeto de uma escola voltada ao fundamental II (6° a 9° ano), para a cidade de Natal, Rio Grande do Norte (RN), com ênfase no conforto acústico. Neste contexto, os procedimentos metodológicos se deram por meio da coleta e análise de dados a respeito dos fatores acústicos, tais como isolamento, condicionamento e influência do ruído na qualidade de vida e no ambiente escolar. Assim como também a realização de pesquisas sobre referencial de projeto, legislação vigente, e a análise físico-ambiental do terreno trabalhado, localizado no bairro de Ponta Negra. Por fim, com a concepção do projeto, se realizou a análise técnica acústica dos ambientes projetados, especificamente sala de aula, biblioteca e auditório, por meio do cálculo de reverberação em bandas de oitava, com base na equação de Sabine, para então realizar os respectivos projetos acústico, fazendo uso de um layout e design atrativo relacionados a materiais que auxiliam no condicionamento acústico dos espaços, tendo como principal foco a qualidade da inteligibilidade da fala. Por fim, os resultados alcançaram ambientes com um conforto acústico de qualidade, levando em consideração o tempo de reverberação (TR) da palavra fala, associados a um design único, por meio do uso de cores e integração com áreas verdes. |
Abstract: | Noise is considered a public health problem by the World Health Organization (WHO), the second largest cause of pollution in the world, in addition to being present 24 hours in the routine of the human being. In a general context of school architecture, in the classroom environment, the high intensity of noise can hinder and delay learning. This constant exposure to noise in the teaching environment can generate consequences such as low productivity, stress and sleep loss to students. When evaluating the importance of acoustic comfort in these spaces, prior planning, to avoid problems related to the behavior of sound waves, is more effective than solutions to correct them. Having as general objective to propose the preliminary project of a school focused on the fundamental II (6th to 9th grade), for the city of Natal, Rio Grande do Norte (RN), with an emphasis on acoustic comfort. The methodological procedures consisted of the collection and analysis of data regarding acoustic factors, such as isolation, conditioning and influence of noise on quality of life and the school environment. As well as conducting research on project reference, current legislation, and the physical-environmental analysis of the land to be worked, located in the neighborhood of Ponta Negra. Finally, after the design elaboration, the technical analysis of the acoustics of the projected environments will be performed through the calculation of reverberation in octave bands, using the Sabine equation, to then carry out the respective acoustic projects, using an attractive layout and design related to materials that help in the acoustic conditioning of spaces, with the main focus being the quality of speech intelligibility. Finally, the results achieved environments with quality acoustic comfort, taking into account the reverberation time (RT) of the spoken word, associated with a unique design, through the use of colors and integration with green areas. |
Palavras-chave: | Acústica Acústica arquitetônica Arquitetura escolar Conforto acústico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
Sigla da Instituição: | UNI-RN |
Departamento: | Arquitetura |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/742 |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023-NAILMA CAVALCANTI-ANTEPROJETO DE UMA ESCOLA DE FUNDAMENTAL II....pdf | 19,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.