Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vinícius Eliel Cavalcante dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T16:25:27Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T16:25:27Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Vinícius Eliel Cavalcante dos. Anteprojeto de um Complexo de Esportes Eletrônicos em Natal/RN. Orientador: Profª. Drª. Débora Florêncio. 2023. 106 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN, Natal/RN, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/746-
dc.description.abstractThis Bachelor's Thesis explores the theme of Sports Architecture, focusing on electronic sports and games. This theme delves into spaces dedicated to the practice of electronic sports, such as computer games, video games, and even mobile games. Over the past decades, this topic has grown in popularity due to the evolution of electronic devices, their accessibility, and the emergence of a new kind of sport known as electronic sports, where two or more individuals compete in electronic games. This demand requires the creation of new spaces designed for this activity. In light of this theme, the main objective of this work is to develop a preliminary project for an electronic sports complex in Natal/RN, located in the Lagoa Nova neighborhood. The structure of the work includes theoretical and empirical references, data collection on the audience and their preferences, intervention area, design conditions, and architectural proposal. Initially, the theoretical reference provides insights into the sports modality, its impact on the market, community, human behavior development, dedicated spaces and materials. Subsequently, the empirical reference showcases buildings in the same field that inspired the proposed design. The intervention area of the project and its design, physical, environmental, urban, and legal conditions are then detailed. The architectural proposal follows, highlighting the concept and theme, program of needs, design evolution, and the completed preliminary project. Lastly, the author's analysis regarding the knowledge acquired during this work's production is presented in the conclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura esportivapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectArquitetura para esportes eletrônicospt_BR
dc.subjectArenapt_BR
dc.subjectSports Architecturept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectArchitecture for Electronic Sportspt_BR
dc.titleAnteprojeto de um complexo de esportes eletrônicos em Natal/RNpt_BR
dc.title.alternativePreliminary Project of an Electronic Sports Complex in Natal/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Florêncio, Débora Nogueira Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5034635072035845pt_BR
dc.contributor.referee1Florêncio, Débora Nogueira Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5034635072035845pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Sandra Albino-
dc.contributor.referee3Cerchi, Veruska Lilian Fernandes de Medeiros-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática da Arquitetura Esportiva, com foco nos jogos e esportes eletrônicos. Essa temática trata dos espaços voltados para a prática dos esportes eletrônicos, como jogos de computadores, videogames e até mesmo de celular. Nas últimas décadas esse assunto tem se tornado cada vez mais popular devido a evolução dos aparelhos eletrônicos e da sua acessibilidade, e sua popularização fez com que surgisse um novo tipo de esporte, conhecido como esportes eletrônicos, onde duas ou mais pessoas competem em algum jogo eletrônico. Essa demanda faz necessária a criação de novos espaços voltados para essa atividade. Diante do tema, este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um anteprojeto de um complexo de esportes eletrônicos em Natal/RN, situado no bairro de Lagoa Nova. A estrutura do trabalho inclui referencial teórico, referencial empírico, levantamento de dados sobre público e suas preferências, área de intervenção e suas condicionantes projetuais e proposta arquitetônica. Inicialmente, o referencial teórico traz conteúdo para melhor compreensão da modalidade esportiva e do seu impacto no mercado, comunidade e no desenvolvimento do comportamento humano, dos espaços voltados para essa atividade e de materiais. Em seguida, o referencial empírico apresenta edificações da mesma área que, de alguma forma, inspiraram o projeto apresentado. Adiante é apresentada a área de intervenção do projeto e suas condicionantes projetuais, físicas, ambientais, urbanísticas e legais. Logo após, é apresentada a proposta arquitetônica, com informações a respeito do conceito e partido, seu programa de necessidades, sua evolução projetual e seu anteprojeto concluído. Por fim, na conclusão, está presente a análise do autor a respeito do seu conhecimento adquirido no decorrer da produção do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023-VINICIUS ELIEL CAVALCANTI-ANTEPROJETO DE UM COMPLEXO DE ESPORTES ELETRÔNICOS....pdf29,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.