Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reconhecer para revitalizar: um plano de diretrizes: estudo de caso na Escola Estadual Professor Luís Antônio
Autor(es): Brambila, Maria Lethícia de Vasconcelos
Primeiro Orientador: Pereira, Miss Lene
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Miss Lene
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Suerda Campos da
metadata.dc.contributor.referee3: Macedo, Patrícia Luz de
Resumo: A presente pesquisa discute a formação do espaço escolar como instituição e como os contextos históricos e sociais moldaram sua evolução ao longo do tempo. Analisando as mudanças ocorridas nos espaços escolares e os padrões de design que persistiram ao longo das épocas. Além disso, explora como a manutenção desses padrões afeta o senso de pertencimento territorial dos alunos em relação à escola, enxergando a escola como um território educacional. Ademais, o trabalho propõe uma análise mais aprofundada dos ambientes habitados e não habitados nas escolas e como eles podem ser modificados para atender às demandas dos usuários e da comunidade escolar. Para isso, explora conceitos da psicologia ambiental, da psicologia ecológica e do senso de território, com foco no conceito de território educacional, buscando entender como os alunos se identificam com os espaços escolares. Utilizando-se da união das metodologias de abordagem qualitativa e quantitativa, foram realizados estudos bibliográficos para conceituação das temáticas abordadas, bem como os estudos de referências, sendo eles, um estudo empírico e um estudo in loco na Escola Estadual Professor Luís Antônio, na cidade do Natal/RN, utilizados como ferramenta para obtenção do produto final deste trabalho. Com isso, este trabalho tem como objetivo propor um plano de diretrizes e sua metodologia de aplicação, para que se faça possível o desenvolvimento de uma cultura de revitalização arquitetônica facilitando a proatividade da comunidade escolar e o diálogo com os órgãos públicos responsáveis, promovendo a participação da escola nos processos de redescobrimento e restauração das escolas, haja vista, que são os maiores conhecedores de suas necessidades, potencialidades e das relações que se estabelecem nesses ambientes.
Abstract: This research discusses the formation of the school space as an institution and how historical and social contexts have shaped they’re evolution over time. Analyzing the changes in school spaces and the design patterns that persisted throughout the ages. In addition, explores how the maintenance of these patterns affects the sense of territorial belonging of students in relation to school, seeing the school as an educational territory. Also, the work proposes a deeper analysis of the inhabited and uninhabited environments in schools and how they can be modified to meet the demands of users and the school community. For this, explores concepts of environmental psychology, ecological psychology and the sense of territory, focusing on the concept of educational territory, seeking to understand how students identify with school spaces. Using the union of the methodologies of qualitative and quantitative approach, bibliographical studies were carried out to conceptualize the themes addressed, as well as the studies of references, empirical study and an in loco study at Escola Estadual Professor Luís Antônio, in the city of Natal/RN, in Brazil, used as a tool to obtain the final product of this work. Thus, this work aims to propose a plan of guidelines and the methodology of application, to make possible the development of a culture of architectural revitalization facilitating the proactivity of the school community and dialogue with the responsible public agencies, promoting the participation of the school in the processes of rediscovery and restoration of schools, that are the greatest connoisseurs of their needs, potentialities and relationships that are established in these environments.
Palavras-chave: Espaço escola
Plano de diretrizes
Psicologia ambiental
Território educacional - Escolas
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/753
Data do documento: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023-MARIA LETHICIA-RECONHECER PARA REVITALIZAR....pdfTrabalho de conclusão de curso6,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.