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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A aplicabilidade da realidade virtual com videogames comerciais no tratamento fisioterapêutico de crianças com paralisia cerebral
Título(s) alternativo(s): The applicability of virtual reality with commercial video games in the physiotherapeutic treatment of children with cerebral palsy
Autor(es): Queiroz, Carolina de Freitas Sindeaux
Nepomuceno, Beatriz Olinto Bezerra
Primeiro Orientador: Araújo, Francisca Rêgo Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Francisca Rêgo Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Adriana Jussara de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Carla Ismirna Santos
Resumo: A encefalopatia crônica não progressiva, ou paralisia cerebral (PC), é um grupo de distúrbios permanentes do movimento e postura, causados por lesões cerebrais não progressivas ocorridas no desenvolvimento fetal ou infantil. Além de limitações motoras, a PC pode incluir distúrbios sensoriais, cognitivos e comportamentais. O tratamento multiprofissional, incluindo fisioterapia, utilizando mecanismos lúdicos, como videogames e realidade virtual (RV), pode melhorar a qualidade de vida e habilidades funcionais das crianças afetadas. Objetivo: Evidenciar os efeitos da aplicabilidade da RV com videogames comerciais como recurso fisioterapêutico no tratamento de crianças diagnosticadas com PC. Metodologia: Trata-se de um estudo que utilizou o método de revisão integrativa descritiva, cujo levantamento de dados foi feito na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), via Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando-se os descritores "Realidade Virtual" (DeCS), "Terapia de Exposição à Realidade Virtual" (DeCS), "Jogos Eletrônicos de Movimento"(DeCS) e "Paralisia Cerebral" (DeCS). Foram incluídos artigos publicados no período de 2013 a 2023, nos idiomas português e ou inglês, relacionados à pacientes com paralisia cerebral, de ambos os gêneros, crianças (0 a 12 anos), com emprego da realidade virtual, através de videogames comerciais, como parte do tratamento de Fisioterapia. Para análise dos dados foram captadas informações como: título, autoria, tipo de estudo, publicação, ano, amostra, recurso, parâmetros, objetivos e principais resultados. Resultados: Foram incluídos 05 artigos científicos. Os quais sucederam, os seguintes achados: Recursos tecnológicos e de RV variados; o lúdico e a diversão são elementos de adesão ao tratamento; muitas repetições favorecem a aprendizagem motora; necessidade de cognição preservada para a aplicação de técnica e ganho de funcionalidade. Conclusão: Há resultados que demonstram que o uso de videogames comerciais com RV no tratamento fisioterapêutico de crianças com PC traz progressos relacionados ao equilíbrio, marcha, força muscular e funções cognitivas e sociais. Entretanto, são evidências limitadas, sendo necessária a realização de mais estudos, com amostra maior e mais abrangente,com uso dos dispositivos mais avançados, para maior comprovação de sua eficácia e entendimento dos reais efeitos, avaliação do custo-benefício e acompanhamento das evoluções tecnológicas da área.
Abstract: Chronic non-progressive encephalopathy, ou cerebral palsy (CP), is a group of permanente movement and posture disorders, caused by non-progressive brain lesions occurring during fetal or childhood development. In addition to motor limitations, CP can include sensory, cognitive and behavioral disorders. Multidisciplinary treatment, including physiotherapy, using ludic mechanisms such as video games and virtual reality (VR), can improve the quality of life and functional abilities of affected children. Objective: to highlight the effects of the applicability of virtual reality with commercial video games as a physiotherapeutic resource in the treatment of children diagnosed with CP. Methodology: this is a study that used the descriptive integrative review method, whose data collection was carried out in the Medical Literature Analysis and Retrieval System online (MEDLINE) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), using the descriptors "Virtual Reality"(DeCS), "Virtual Reality Exposed Therapy" (DeCS), "Electronic Movement Games" (DeCS), and "Cerebral Palsy" (DeCS). Were included articles published between 2013 and 2023, in Portugueses and/or English, related to patients with cerebral palsy, of both genders, children (0 to 12 years old), using virtual reality, through commercial video games, such as part of the Physiotherapy treatment. For data analysis, information such as: title, authorship, type of study, publication, year, sample, resource, parameters objectives and main results was captured, Results: 05 scientific articles were included. The following findings occurred: varied technological and VR resources, playfulness and fun are elements of adherence to treatment; many repetitions favor motor learning; need for preserved cognition for the application of technique and gain functionality. Conclusion:There are results that demonstrate that the use of commercial video games with VR in the physical therapy treatment of children with CP brings progress related to balance, gait, muscle strength and cognitive and social functions. However, there is limited evidence, and it is necessary to carry out more studies, with a larger and more comprehensive sample, using the most advanced devices, to further prove their effectiveness and understand the real effects, evaluate the cost-benefit and monitor technological developments of the area.
Palavras-chave: Cerebral palsy
Virtual reality
Realidade virtual
Paralisia cerebral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Fisioterapia
Citação: QUEIROZ, Carolina de Freitas Sindeaux; NEPOMUCENO, Beatriz Olinto Bezerra. A aplicabilidade da realidade virtual com videogames comerciais no tratamento fisioterapêutico de crianças com paralisia cerebral. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte UNI-RN, [S. l.], 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/858
Data do documento: 18-Jun-2024
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