Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de vídeos no sítio do YouTube: contribuições para a compreensão da depressão infantil
Autor(es): Nascimento, Candice Perla Dantas Aguiar
Primeiro Orientador: Araújo, Aíla Marôpo
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Aíla Marôpo
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Fernando Hiago da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Lourival Confessor Oliveira Neto
Resumo: Objetivo: Analisar como a depressão infantil tem sido abordada nos vídeos compartilhados no sítio do YouTube. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada através do YouTube. A coleta de dados ocorreu em maio de 2024, utilizando-se no campo de busca do YouTube a palavra-chave composta "Depressão Infantil", além dos descritores controlados indexados nos Descritores em Ciências da Saúde “depressão” and “criança”, acrescido do operador booleano “and”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão chegou-se a uma amostra de 10 vídeos, os quais foram analisados por meio de protocolo para as redes sociais adaptado, a partir da estatística descritiva. Resultados: Os vídeos elegíveis foram provenientes de mídias informativas, reportagens e/ou entrevistas que abordavam a temática da depressão infantil. As informações sobre os sinais e sintomas apareceu em 100% dos vídeos, as formas de prevenção e tratamento da doença em 70%, e 80% dos recursos audiovisuais não abordaram os aspectos relacionados a epidemiologia e aos fatores de risco. Conclusão: Por fim, sugere-se que os vídeos sejam produzidos com mais qualidade e postados por instituições e profissionais da saúde habilitados para fornecerem informações ao público leigo com o intuito de promover a educação em saúde.
Abstract: Objective: To analyze how childhood depression has been addressed in videos shared on YouTube. Method: This is a descriptive research with a quantitative approach, conducted through YouTube. Data collection took place in May 2024, using the YouTube search field with the compound keyword "Childhood Depression," in addition to controlled descriptors indexed in the Health Sciences Descriptors "depression" and "child," combined with the Boolean operator "and." After applying inclusion and exclusion criteria, a sample of 10 videos was obtained, which were analyzed using a protocol adapted for social media, based on descriptive statistics. Results: The eligible videos originated from informative media, reports, and/or interviews addressing the topic of childhood depression. Information about signs and symptoms appeared in 100% of the videos, prevention and treatment methods in 70%, and 80% of the audiovisual resources did not address aspects related to epidemiology and risk factors. Conclusion: Finally, it is suggested that videos be produced with higher quality and posted by health institutions and professionals capable of providing information to the general public, aiming to promote health education.
Palavras-chave: Depressão
Criança
Webcast
Depression
Child
Webcast
CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/871
Data do documento: 21-Jun-2024
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CANDICE-pos banca.pdfTCC Candice282,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.