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http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/900
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Terapia de aceitação e compromisso como mecanismo de enfrentamento do medo no processo de adultecer |
Autor(es): | Ângelo, Ana Flávia de Lima Silva, Jessica Millena Soares da |
Primeiro Orientador: | Souza, Karina Carvalho Veras de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Girleianne Araújo Costa da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Grego Neto, Lidenilson Marcos da Rocha |
Resumo: | A relação dos jovens com medo contempla discussões amplas, em virtude de que esse processo de transição para a vida adulta vem carregada de compromissos e alta expectativa pelo bom desempenho acadêmico e social. A escolha do tema se deu pela necessidade de identificar como a terapia de aceitação e compromisso, baseando-se nos princípios adotados pela abordagem facilitam a transição entre adolescência e vida adulta. Visou-se responder “Como a Terapia de Aceitação e Compromisso pode contribuir para o enfrentamento do medo no processo de tornarse adulto?”. O objetivo geral se deteve em identificar a contribuição da ACT nos processos emocionais existentes na transição da adolescência para adulto. Utilizouse uma revisão bibliográfica através da abordagem qualitativa, possuindo natureza básica, e quanto aos objetivos, descritivos. Realizada a partir de artigos científicos e livros pautados na abordagem Terapia de Aceitação e Compromisso, ansiedade e transição para a vida adulta. Conforme Santos et al., (2015), a terapia de aceitação e compromisso que visa aumentar flexibilidade psicológica e compreende relacionar suas experiências e questões individuais de forma aberta e flexível pautadas no momento presente favorece as escolhas de suas ações diante de seus valores e sua importância. A ACT tem, deste modo, o papel de ajudar o indivíduo a identificar a importância de seus valores e contribui para lidar com as decisões e o medo na transição da adolescência para a vida adulta. Evidenciando que a ACT não anula o medo e outros processos emocionais durante essa mudança, mas permite associar a aceitação e ressignificação dessas questões durante o processo de transição. |
Abstract: | The relationship between young people and fear involves broad discussions, since this transition process to adulthood is full of commitments and high expectations for good academic and social performance. The theme was chosen due to the need to identify how acceptance and commitment therapy, based on the principles adopted by the approach, facilitates the transition between adolescence and adulthood. The aim was to answer “How can Acceptance and Commitment Therapy contribute to coping with fear in the process of becoming an adult?”. The general objective was to identify the contribution of ACT to the emotional processes that exist in the transition from adolescence to adulthood. A bibliographic review was used through a qualitative approach, having a basic nature, and as for the objectives, descriptive. It was carried out based on scientific articles and books based on the Acceptance and Commitment Therapy approach, anxiety and transition to adulthood. According to Santos et al. (2015), acceptance and commitment therapy aims to increase psychological flexibility and involves relating individual experiences and issues in an open and flexible way based on the present moment, which favors the choice of actions in light of one's values and their importance. ACT therefore has the role of helping individuals identify the importance of their values and helps them deal with decisions and fear during the transition from adolescence to adulthood. This shows that ACT does not eliminate fear and other emotional processes during this change, but allows for the association of acceptance and redefinition of these issues during the transition process. |
Palavras-chave: | Terapia de aceitação e compromisso Acceptance and Commitment Therapy Medo Fear Psicologia Psicology Adulto Adult |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
Sigla da Instituição: | UNI-RN |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/900 |
Data do documento: | 27-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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