Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/933
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O atleta de futebol e suas alterações cognitivas: o impacto do meio social na alta performance
Título(s) alternativo(s): The soccer player and this cognitive changes: The impact of the social environment on hight performance
Autor(es): Monte, Maria Eduarda Bezerra do
Silveira, Ana Beatriz Barbosa da
Ribeiro, Vitoria Valesca Avelino
Primeiro Orientador: Souza, Karina Carvalho Veras de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Rocelly Dayane Teotonio da Cunha
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Marcela Andressa
Resumo: Durante a última edição das Olimpíadas, chamou atenção a desistência da ginasta americana Simone Biles de quatro finais individuais declarando que iria cuidar da sua saúde mental. A partir disso, a temática psicológica foi ganhando cada vez mais espaço nas mídias sociais e, ficou ainda mais em destaque na Copa do Mundo em 2022, quando os jogadores da seleção brasileira citaram a importância do acompanhamento psicológico. O psicológico interfere diretamente na performance do atleta, dessa forma, é relevante considerar o contágio emocional que está presente na relação dos atletas dentro de sua equipe. Diante disso, este estudo objetiva identificar, com base nas perspectivas comportamentais, as alterações cognitivas que podem repercutir no rendimento do atleta de futebol, a partir do meio social em que ele está inserido. Para alcançar esse objetivo utilizou-se a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa. O procedimento de coleta de dados foi realizado através da pesquisa bibliográfica e análise de documentos no período de março a agosto de 2023. Os resultados apresentaram a convergência das emoções dos atletas devido o convívio no ambiente intergrupal no qual estão inseridos, e tratou sobre a vulnerabilidade sendo capaz de interferir em suas relações e ocasionando um declínio no rendimento. A partir da análise dos dados, evidencia-se o poder que as mídias têm sobre o cognitivo dos atletas e o impacto das emoções derivadas de suas relações. Portanto, considera-se importante a integração da psicologia junto às outras ciências do esporte, existindo um trabalho multidisciplinar voltado para a total complexidade do indivíduo.
Abstract: During the last edition of the Olympics, attention was drawn to the withdrawal of American gymnast Simone Biles from four individual finals, declaring that she would take care of her mental health. Since then, the psychological theme has been gaining more and more space on social media and has become even more prominent during the 2022 World Cup, when players from the Brazilian team mentioned the importance of psychological monitoring. Psychological health directly affects an athlete's performance, so it is important to consider the emotional contagion that is present in the relationships between athletes within their team. In view of this, this study aims to identify, based on behavioral perspectives, the cognitive changes that can affect the performance of soccer players, based on the social environment in which they are inserted. To achieve this objective, a qualitative research methodology was used. The data collection procedure was carried out through bibliographic research and document analysis from March to August 2023. The results showed the convergence of athletes' emotions due to their coexistence in the intergroup environment in which they are inserted, and addressed vulnerability being able to interfere in their relationships and cause a decline in performance. From the analysis of the data, the power that the media has on the cognitive abilities of athletes and the impact of emotions derived from their relationships is evident. Therefore, the integration of psychology with other sports sciences is considered important, with multidisciplinary work focused on the total complexity of the individual. To achieve this objective, we used:
Palavras-chave: Cognição
Esporte
Performance
Futebol
Emoções
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/933
Data do documento: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - artigo finalizado.pdf441,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.