Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/943
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Jefferson Henrique Soares de-
dc.date.accessioned2024-12-11T10:51:30Z-
dc.date.available2025-01-01-
dc.date.available2024-12-11T10:51:30Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/943-
dc.description.abstractEducation is recognized as one of the fundamental pillars for the human and social development of a nation. That said, full-time schools are proposed as an effective solution for promoting quality and inclusive education, especially in socially vulnerable areas. This Undergraduate Thesis aims to develop a study that will serve as the foundation for implementing an architectural project for a full-time school in the municipality of Viçosa, Rio Grande do Norte. The methodology employed in this study is the deductive method, beginning with the theoretical framework, which will be formulated based on online research and literature, such as Learning Spaces by Diana G. Oblinger and James L. Oblinger (2006) and Arquitetura Escolar: O Projeto do Ambiente de Ensino by Doris Kowaltowski (2011). Additionally, analyses of the current legislation in the municipality of Viçosa, along with official educational sources such as the Ministério da Educação (MEC) and the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), were conducted. Empirical references were also explored through research on project references, existing regulations, and the physical-environmental analysis of the site. The project culminates with the development of a design based on the analysis of the physical and technical aspects of the intervention area. This process aimed to create a layout that best meets the needs of a school, considering factors such as thermal comfort, lighting, and others. Finally, the outcome of this monograph is the preliminary design of a full-time school for lower and upper secondary education (6th grade to 12th grade) that addresses the needs and particularities of the municipality of Viçosa-RN. The design combines a classical yet modern aesthetic through the use of color and integration with green spaces. Keywords: Architecture. School architecture. Education. Viçosa-RN. Environmental Comfort.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViçosa-RNpt_BR
dc.subjectConforto Ambientalpt_BR
dc.titleComplexo luís câmara cascudo: uma escola de período integral nível fundamental II a médio, Viçosa-RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Florêncio, Débora Nogueira Pinto-
dc.contributor.referee1Florêncio, Débora Nogueira Pinto-
dc.contributor.referee2Silva, Miss Lene Pereira da-
dc.contributor.referee3Cunha, Nailma-
dc.description.resumoA educação é reconhecida como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social de uma nação. Dito isso, as escolas de tempo integral são propostas como uma solução eficaz para a promoção de um ensino de qualidade e inclusivo, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a criar um estudo que servirá de base para a implementação de um projeto arquitetônico para uma escola de tempo integral no município de Viçosa, Rio Grande do Norte. A metodologia a ser utilizada no seguinte trabalho é a metodologia dedutiva, se iniciando no referencial teórico que será formulado com base em pesquisas online e livros como “Learning Space” de Diana G. Oblinger e James L. Oblinger (2006) e "Arquitetura Escolar: O Projeto do Ambiente de Ensino", de Doris Kowaltowski (2011). Além da análise das legislações vigentes do Município de Viçosa em conjunto de fontes educacionais oficiais como o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também foram realizadas as pesquisas referentes aos referenciais empíricos. Assim como também a realização de pesquisas sobre referencial de projeto, legislação vigente, e a análise físico-ambiental do terreno trabalhado. Concluindo com o desenvolvimento do projeto, como base na análise dos aspectos físicos e técnicos da área de intervenção se foi desenvolvido o layout que melhor atendesse as necessidades de uma escola levando em consideração o conforto térmico, de iluminação etc. Por fim, o resultado da seguinte monografia foi o anteprojeto de uma escola de tempo integral nível fundamental II à médio (6° série até o 3° ano do ensino médio) que melhor atende as necessidades e as peculiaridades do Município de Viçosa-RN usando de um design clássico, porém moderno, por meio do uso de cores e integração com áreas verdes. Palavras-chave: Arquitetura. Arquitetura escolar. Educação. Viçosa-RN. Conforto ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE::ANALISE FUNCIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

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