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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Infâncias solitárias: refletindo sobre o desenvolvimento de crianças negligenciadas afetivamente na infância a partir da teoria do apego em Bolwby
Autor(es): Souza, Elaine Oliveira
Primeiro Orientador: Souza, Karina Carvalho Veras de
Resumo: Ao longo do tempo, diante de uma perspectiva cada vez mais aberta a novos conhecimentos sobre a infância e seus cuidados necessários, abre-se um espaço para novas discussões acerca da negligência infantil, não somente como um tipo de maus tratos, mas como um processo negativo na construção do sujeito infantil. Essa pesquisa visa relacionar a negligência infantil com a Teoria do Apego, expressa por Bowlby, para enfatizar a importância da construção de vínculos na primeira infância para uma melhor construção desse sujeito infantil. Para exemplificar esse contexto, foram abordados dois estudos acerca do tema, um envolvendo dados sobre a negligência infantil afetiva no Brasil e outro estudo que aborda o viés socioeconômico em contextos de negligência afetiva, analisando que embora relacionados, são distintos.
Abstract: Over time, with a growing openness to new knowledge about childhood and its necessary care, space has been created for new discussions about child neglect—not only as a form of maltreatment but also as a negative process in the construction of the child as an individual. This research aims to relate child neglect to "Teoria do Apego", as expressed by Bowlby, to emphasize the importance of building strong bonds during early childhood for better development of the child. To illustrate this context, two studies on the subject were addressed: one involving data on emotional child neglect in Brazil and another that explores the socioeconomic bias in contexts of emotional neglect, analyzing how these aspects, while related, are distinct.
Palavras-chave: Negligência afetiva
Desenvolvimento infantil
Bowlby
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/947
Data do documento: 27-Out-2024
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