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http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/951
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Martins, Izadriana Borges | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T12:10:04Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T12:10:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/951 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to develop an architectural design at the preliminary stage for a small-scale school dedicated to early childhood education, aligned with the Montessori pedagogical methodology. Located in the Emaús neighborhood, in Parnamirim/RN, the project seeks to transform the site into a welcoming and effective construction for children's learning, promoting comfort, accessibility, and the holistic development of children while complementing the region's educational offerings. It also aims to understand the requirements for an early childhood education school, from its structural characteristics to the connection with developmental areas and the pedagogical approach. The methodology combines qualitative and exploratory research with bibliographic review, document analysis, and case studies. Additionally, analyses of the site and its surrounding region were conducted, considering factors such as sunlight exposure, ventilation, topography, existing constructions and their uses, as well as the application of current legislation to the site. The architectural concept was defined based on the connection between pedagogy and architecture, providing maximum visual permeability in educational spaces. The concept is rooted in the idea of freedom, reflected both in the atmosphere the building conveys and in the Montessori pedagogical approach. The results indicate that applying Montessori principles to the design of the school environment enhances children's protagonism and self-education while fostering their cognitive, motor, and social development. The proposed design features flexible and adaptable spaces that respect the specific needs of childhood, such as appropriately sized furniture and ample areas for interaction and exploration. Finally, the presented preliminary design highlights the importance of planning school environments that effectively integrate pedagogy and architecture. The creation of comfortable and welcoming spaces directly contributes to children's learning process and well-being. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Montessori | pt_BR |
dc.subject | Conforto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Escola e arquitetura: anteprojeto arquitetônico de uma escola de ensino infantil em Parnamirim/RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Furukava, Camila | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto arquitetônico a nível de anteprojeto para uma escola de pequeno porte destinada à educação infantil, alinhada à metodologia pedagógica Montessori. Localizado no bairro Emaús, em Parnamirim/RN, o projeto busca transformar o terreno em uma construção acolhedora e eficaz para o aprendizado infantil, promovendo conforto, acessibilidade e o desenvolvimento integral das crianças além de complementar a oferta educacional da região. Também tem como objetivo compreender o que é necessário para uma escola de ensino infantil, desde as suas características estruturais até a conexão com as áreas de desenvolvimento e a linha pedagógica. A metodologia utilizada combina pesquisa qualitativa e exploratória, com revisão bibliográfica, análise documental e estudos de caso. Também, foram realizadas análises das características do terreno e da região em seu entorno, considerando fatores como insolação, ventilação, topografia e construções existentes e seus usos, além da aplicação da legislação vigente ao terreno. O conceito arquitetônico foi definido com base na conexão entre pedagogia e arquitetura, proporcionando o máximo de permeabilidade visual possível nos espaços educativos e o conceito baseou-se na liberdade, presente tanto na sensação que a construção passará como na linha pedagógica de Montessori. Os resultados indicam que a aplicação de princípios montessorianos ao design do ambiente escolar potencializa o protagonismo infantil e a autoeducação, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças, com ambientes flexíveis e adaptáveis, que respeitam as necessidades específicas da infância, como mobiliário de tamanho apropriado e espaços amplos para interação e exploração. Por fim, o anteprojeto apresentado demonstra a importância de se planejar ambientes escolares que integrem pedagogia e arquitetura de forma eficaz. A criação de espaços confortáveis e acolhedores, contribuído diretamente para o processo de aprendizagem e bem-estar das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Arquitetura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNI-RN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - IZADRIANA BORGES.pdf | 24,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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