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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Natally Queiroz-
dc.date.accessioned2024-12-18T10:41:37Z-
dc.date.available2024-12-18T10:41:37Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/973-
dc.description.abstractThis research discusses the preliminary study of an architectural project, specifically focusing on the renovation and vertical expansion of a commercial building in Pereiro, Ceará. The objective is to improve the building's functionality, zoning, and aesthetics by exploring solutions through layout and visual merchandising. The building is located on Santos Dumont Street with a total area of 135m² and will transition from mixed-use to exclusively commercial, thereby expanding the current retail space. The methodology used is qualitative, quantitative, and exploratory, conducted through semi-structured questionnaires as part of an on-site study, including an analysis of the current situation with measurements and photographic records. This study aims to integrate flexible architecture with concepts of visual merchandising and impactful aesthetics as solutions to transform not only the physical but also the functional state of the building. The review discusses the architectural approach to the reconstruction of small commercial buildings, emphasizing the realignment and updating of the space—not only in functional and aesthetic terms. The importance of flexibility in architecture is highlighted, without compromising the need for adaptability or configurability in space organization modalities, which should not require extensive remodeling. Visual merchandising is presented as an artistic practice of display that creates striking product presentation environments, influencing consumer behavior patterns at the point of sale. The document underscores the need for legal and technical standards in renovation, ensuring accessibility and safety. The design proposal includes improving product zoning through a new store layout and signage indicating the direction of each segment, aiming to attract customers to make purchases. Additionally, it seeks to enhance circulation flow and use skylights as a strategy for natural lighting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura comercialpt_BR
dc.subjectVerticalizaçãopt_BR
dc.subjectSetorizaçãopt_BR
dc.subjectVisual merchandisingpt_BR
dc.subjectCommercial architecturept_BR
dc.subjectVerticalizationpt_BR
dc.subjectZoningpt_BR
dc.subjectVisual merchandisingpt_BR
dc.titleArquitetura comercial estudo preliminar arquitetônico de reforma para edifício vertical em Pereiro-CEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Suerda Campos da-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute sobre o estudo preliminar de um projeto arquitetônico. Especificamente a reforma e verticalização de um edifício comercial em Pereiro, Ceará. Tendo como objetivo melhorar a funcionalidade, setorização e estética do prédio buscando soluções através do layout e visual merchandising. O edifício está situado na Rua Santos Dumont com uma área total de 135m², que passará de uso misto para exclusivamente comercial – ampliando o atual espaço da loja. A metodologia empregada é de caráter qualitativa, quantitativa e exploratória, realizada por meio de questionários semiestruturados como parte de um estudo in loco, incluindo uma análise da situação atual com medições e registros fotográficos. Esta temática busca integrar a arquitetura flexível aliadas aos conceitos de vitrinismo e estética de impacto como soluções para transformar não só o estado físico, mas também funcional do edifício instalado. A revisão discute a abordagem arquitetônica para a reconstrução de pequenos edifícios comerciais; enfatizando o realinhamento e atualização do espaço - não apenas em termos funcionais e estéticos. A importância da flexibilidade na arquitetura é destacada sem comprometer a necessidade de adaptabilidade ou configurabilidade nas modalidades de organização do espaço – que não devem necessitar de grandes remodelações. O visual merchandising apresenta-se como uma prática artística de exibição que cria paisagens impressionantes de exposição de produtos, influenciando o padrão de comportamento do consumidor no ponto de venda para o varejo. O documento sublinha a necessidade de normas legais e técnicas na renovação, garantindo acessibilidade e segurança. A proposta de design compreende melhorar a setorização de produtos através de uma nova proposta do zoneamento da loja e uso de sinalização de placas indicando a direção de cada segmento, de forma a atrair o cliente para a compra. Além de melhorar o fluxo de circulação e uso de claraboias como estratégia de iluminação natural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquiteturapt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
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ARQUITETURA COMERCIAL ESTUDO PRELIMINAR ARQUITETÔNICO DE REFORMA PARA EDIFÍCIO VERTICAL EM PEREIRO-CE.pdf15,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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