Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Richard Bruno Vieira da-
dc.date.accessioned2025-12-02T15:19:04Z-
dc.date.available2025-12-02T15:19:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1200-
dc.description.abstractInternal communication tends to integrate the organization with its internal audience and share the interests of both sides. To do this, it is necessary to know the needs and expectations of employees, so that they accept and trust the process. To gain credibility, internal communication must be efficient in every way, being clear and objective. In the current scenario, the relevance of communication to the survival of an organization is evident, and for it to succeed it is necessary that the two types of communication, formal and informal, be carefully evaluated. The company can build an organizational culture through effective internal communication, establishing common goals and objectives, thus motivating its employees and certainly influence the productivity of the company. Because it is a subject that generates many conflicts in the organization, it is sought through the applied research in the MAD, to identify the problems related to the internal communication, to later apply methods that will contribute to the improvement of the communication in the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectColaboradorespt_BR
dc.subjectEficazpt_BR
dc.titleComunicação interna: um estudo de caso na oficina MADpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Câmara, Ana Rosa Gouveia Sobral da-
dc.description.resumoA comunicação interna tende a integrar a organização com seu público interno e compartilhar os interesses de ambos os lados. Para tal, é necessário conhecer as necessidades e expectativas dos colaboradores, para que estes aceitem e confiem no processo. Para conquistar credibilidade, a comunicação interna deve ser eficiente em todos os sentidos, sendo clara e objetiva. No cenário atual, é evidente a relevância da comunicação para a sobrevivência de uma organização, e para que esta tenha sucesso é necessário que os dois tipos de comunicação, formal e informal, sejam avaliados com atenção. A empresa poderá construir uma cultura organizacional através de uma comunicação interna eficaz, estabelecendo metas e objetivos comuns, motivando desta forma seus colaboradores e, certamente influenciar na produtividade da empresa. Por se tratar de um assunto que gera muitos conflitos na organização, busca-se através da pesquisa aplicada na MAD, identificar os problemas ligados à comunicação interna, para posteriormente aplicar métodos que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da comunicação na empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNI-RNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Gestão Estratégica de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019-RICHARD BRUNO-COMUNICAÇÃO INTERNA.pdf846,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.