Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/520
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afago: centro de apoio e vivência com enfoque para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA): anteprojeto arquitetônico para a Cidade de Natal/RN
Autor(es): Medeiros, Kauany Ribeiro Garcia de
Primeiro Orientador: Costa, Suerda Campos da
Resumo: É de caráter ético e social discutir sobre um assunto chamado: TEA (Transtorno do Espectro Autista), os casos de autismo no Brasil vêm crescendo cada vez mais, decorrente disso, a demanda por espaços que auxilie no seu desenvolvimento também cresce. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um anteprojeto arquitetônico de Centro de Apoio e Vivência com enfoque para pessoas com TEA, mostrando como o comportamento do autista pode ser influenciado pela alteração do ambiente sensorial, a cor, textura, ventilação, sensação de fechamento, orientação, e acústica pode influenciar. As intervenções para o autismo na arquitetura costumam lidar com a integração sensorial, que é processo de organização das sensações que recebemos a todo tempo por meio de nossos sentidos, como: visual, tátil, auditivo, vestibular, proprioceptivo, gustativo e olfativo. Dessa forma, a arquitetura sensorial pode contribuir no desenvolvimento social e comportamento dos portadores do Transtorno em questão. Além disso pretende-se elaborar uma composição de ambientes que auxiliem a boa vivência e integração entre centro, portadores de autismo e sociedade, de modo a reduzir barreiras sociais. Para atingir esses objetivos, foram apresentadas as características do público alvo, a percepção dos sentidos na arquitetura e no autismo, diretrizes arquitetônicas necessárias para o projeto, o estudo dos estímulos sensoriais através de materiais e revestimentos, normas vigentes e estudo para o conforto ambiental do espaço. Além disso, foram desenvolvidos estudos de casos diretos e indiretos com usos semelhantes que ajudou na criação do programa de necessidades do projeto. Portanto, com base em todos os tópicos apresentados no decorrer desta monografia, foi possível selecionar um terreno no município de Natal, onde foi desenvolvido um projeto para atender as necessidades especiais de cada pessoa com TEA, oferecendo auxílio terapêutico e atividades adequadas para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e a interação entre os portadores-sociedade-espaço físico. Além de promover a sua integração com a população.
Abstract: It is ethical and social to discuss a subject called: TEA (Autistic Spectrum Disorder), cases of autism in Brazil are growing more and more, as a result, the demand for spaces that help in its development also grows. Therefore, this work has the general objective of developing an architectural draft of a Support and Experience Center with a focus on people with ASD, showing how autistic behavior can be influenced by changing the sensory environment, color, texture, ventilation, feeling of closure. , orientation, and acoustics can influence. Autism interventions in tactile architecture with sensory integration, which are our senses, the process of organizing sensations, which are our senses, have all the time through the medium, auditory, vestibular as: visual, olfactory, auditory, as: visual , olfactory. In this way, sensory architecture can contribute to the social development and behavior of individuals with the Disorder in question. In addition, it is intended to develop a composition of environments that help the good experience and integration between the center, people with autism and society, in order to reduce social barriers. To achieve these objectives, the characteristics of the target audience, the perception of the senses in architecture and autism, architectural guidelines necessary for the project, the study of sensory stimuli through materials and coatings, current norms and study for the environmental comfort of the space. In addition, direct and indirect case studies with similar uses were developed that helped in creating the project needs program. Therefore, based on all the topics presented in the course of this monograph, it was possible to select a plot of land in the city of Natal, where a project was developed to meet the special needs of each person with ASD, offering therapeutic assistance and appropriate activities for cognitive and behavioral development and the interaction between carriers-society-physical space. In addition to promoting their integration with the population.
Palavras-chave: TEA
Transtorno do espectro autista
Arquitetura sensorial
Percepção dos sentidos
Sensações
Integração sensorial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/520
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.