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http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/893
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância do conceito de cultura para o tratamento de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) na perspectiva da análise do comportamento aplicada (ABA) |
Autor(es): | Porto, Lucas Emanuel Paiva Moura, Ana Lívia Lins Procópio de |
Primeiro Orientador: | Souza, Karina Carvalho de Veras |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Narjara |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paiva, Matheus |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas de linguagem e interação social e, atualmente, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) se mostrou como uma abordagem científica eficaz em evidências para tratamento de indivíduos com TEA. Porém, para que ocorra a generalização de comportamentos aprendidos, se faz necessário pensar na cultura que o indivíduo está inserido e percebê-la como variável determinante do comportamento. Sendo assim, se faz necessário compreender a discussão do conceito de cultura na análise do comportamento e como essa discussão se faz em terapia ABA. Portanto, a pesquisa em questão objetiva compreender como se compreende o conceito de cultura, na perspectiva da análise do comportamento, e perceber como o conceito é levado em consideração em meio aos tratamentos feitos por profissionais da área da Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática integrativa da literatura, onde foi apurado que a análise do comportamento não possui uma definição estabelecida de cultura e que existe uma necessidade de uma "competência cultural". Diante disso, entende-se que existe necessidade de se ter estudos sobre a cultura e a compreensão dela dentro da análise do comportamento, além de ter cursos voltados para essa questão dentro da formação do analista do comportamento. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder which involves delays and impairments in the areas of language and interaction social and, currently, Applied Behavior Analysis (ABA) has proven to be an effective, evidence-based scientific approach to treating individuals with TEA. However, for the generalization of learned behaviors to occur, It is necessary to think about the culture in which the individual is inserted and perceive it as variable determining behavior. Therefore, if it is necessary understand the discussion of the concept of culture in behavior analysis and How this discussion takes place in ABA therapy. Therefore, the research in question aims to understand how the concept of culture is understood, from the perspective of behavior analysis, and understand how the concept is taken into account consideration in the treatments carried out by professionals in the field of Analysis of Behavior Applied to Autism Spectrum Disorder. For this, it was carried out an integrative systematic review of the literature, where it was found that the Behavior analysis does not have an established definition of culture and that there is a need for “cultural competence”. Given this, it is understood that there is a need to have studies on culture and understanding it within behavior analysis, in addition to having courses focused on this question within the training of the behavior analyst. |
Palavras-chave: | Análise do comportamento Cultura Tratamento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
Sigla da Instituição: | UNI-RN |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/893 |
Data do documento: | 27-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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PAPER TCC_Finalizado.pdf | A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE CULTURA PARA O TRATAMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) | 108,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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