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http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/926
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O manejo do psicólogo com as famílias que vivenciam processos de adoção tardia |
Título(s) alternativo(s): | The psychologist's management with the families they experience late adoption processes |
Autor(es): | Cunha Neto, Luiz Montenegro da |
Primeiro Orientador: | Souza, Karina Carvalho Veras de |
Resumo: | O presente trabalho aborda a importância da atuação da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) nas equipes multiprofissionais que auxiliam no acompanhamento de crianças e adolescentes em contexto de adoção tardia, juntamente com suas respectivas famílias. O tema adoção é considerado complexo e multifacetado e a adoção tardia é uma especificidade a ser considerada. O termo adoção tardia é usado para se referir a contextos de adoção para crianças com mais de 2 anos de idade que já se enquadram no processo parcial de desenvolvimento. Tal condição repercute em uma porcentagem reduzida das possibilidades de adoção envolvendo várias limitações e necessitando de um manejo por parte do profissional da área da Psicologia na preparação e no processo de adoção de crianças e adolescentes e seus adotantes. A TCC é identificada como uma abordagem da psicologia que tem se mostrado eficaz nessa intervenção com seus direcionamentos comportamentais que visam estruturar processos através das orientações educativas com as famílias a fim de minimizar os impactos negativos e garantir um desenvolvimento infantil mais satisfatório. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em arquivos eletrônicos encontrados na plataforma de pesquisa Google Acadêmico, foram selecionados artigos científicos que trouxessem atualizações sobre o tema beneficiando pais, cuidadores e profissionais envolvidos. Os resultados demonstraram a escassez de pesquisas a respeito do papel contribuinte da atuação da psicologia na abordagem TCC nos processos de adoção tardia. |
Abstract: | This work addresses the importance of Cognitive Therapy Behavioral (TCC) in multidisciplinary teams that assist in monitoring children and adolescents in the context of late adoption, together with their respective families. The topic of adoption is considered complex and multifaceted and late adoption is a specificity to be considered. the term late adoption is used to refer to adoption contexts for children older than 2-year-olds who are already part of the partial development process. This condition results in a reduced percentage of adoption possibilities involving several limitations and requiring management by the professional in the field of Psychology in the preparation and adoption process of children and adolescents and their adopters. CBT is identified as an approach to psychology that has proven effective in this intervention with its directions behavioral strategies that aim to structure processes through guidelines educational activities with families in order to minimize negative impacts and ensure a more satisfactory child development. A bibliographical research was carried out in electronic files found on the Google Scholar search platform, scientific articles were selected that brought updates on the topic benefiting parents, caregivers and professionals involved. The results demonstrated the scarcity of research regarding the contributing role of of psychology in the CBT approach in late adoption processes. |
Palavras-chave: | Adoção tardia Atuação do Psicólogo Terapia cognitivo comportamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Centro Universitário do Rio Grande do Norte |
Sigla da Instituição: | UNI-RN |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/926 |
Data do documento: | 27-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
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