Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1200
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação interna: um estudo de caso na oficina MAD
Autor(es): Silva, Richard Bruno Vieira da
Primeiro Orientador: Câmara, Ana Rosa Gouveia Sobral da
Resumo: A comunicação interna tende a integrar a organização com seu público interno e compartilhar os interesses de ambos os lados. Para tal, é necessário conhecer as necessidades e expectativas dos colaboradores, para que estes aceitem e confiem no processo. Para conquistar credibilidade, a comunicação interna deve ser eficiente em todos os sentidos, sendo clara e objetiva. No cenário atual, é evidente a relevância da comunicação para a sobrevivência de uma organização, e para que esta tenha sucesso é necessário que os dois tipos de comunicação, formal e informal, sejam avaliados com atenção. A empresa poderá construir uma cultura organizacional através de uma comunicação interna eficaz, estabelecendo metas e objetivos comuns, motivando desta forma seus colaboradores e, certamente influenciar na produtividade da empresa. Por se tratar de um assunto que gera muitos conflitos na organização, busca-se através da pesquisa aplicada na MAD, identificar os problemas ligados à comunicação interna, para posteriormente aplicar métodos que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da comunicação na empresa.
Abstract: Internal communication tends to integrate the organization with its internal audience and share the interests of both sides. To do this, it is necessary to know the needs and expectations of employees, so that they accept and trust the process. To gain credibility, internal communication must be efficient in every way, being clear and objective. In the current scenario, the relevance of communication to the survival of an organization is evident, and for it to succeed it is necessary that the two types of communication, formal and informal, be carefully evaluated. The company can build an organizational culture through effective internal communication, establishing common goals and objectives, thus motivating its employees and certainly influence the productivity of the company. Because it is a subject that generates many conflicts in the organization, it is sought through the applied research in the MAD, to identify the problems related to the internal communication, to later apply methods that will contribute to the improvement of the communication in the company.
Palavras-chave: Comunicação interna
Colaboradores
Eficaz
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Centro Universitário do Rio Grande do Norte
Sigla da Instituição: UNI-RN
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unirn.edu.br/jspui/handle/123456789/1200
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Gestão Estratégica de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019-RICHARD BRUNO-COMUNICAÇÃO INTERNA.pdf846,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.